Organizado pelo Cineclube de Pombal (CCP), em parceria com o Município de Pombal, o HaHaArt Film Festival é o primeiro festival português dedicado ao cinema de comédia e pretende criar espaço para este género cinematográfico no contexto dos festivais de cinema, promovendo obras representativas do valor artístico do universo da comédia.
A primeira edição do HaHaArt Film Festival, que conta com 50 filmes, de 21 países diferentes, irá decorrer entre os dias 18 e 20 de novembro, no Teatro-Cine de Pombal. “O festival pretende levar o cinema mundial de comédia à cidade, ao mesmo tempo que partilha a cidade com o país e o mundo.”, lê-se no comunicado de imprensa.
Das 50 curtas-metragens em competição (ver programa completo aqui), cinco são portuguesas, sendo que as restantes são obras provenientes de países que vão desde as vizinhas Espanha e França à Itália, Noruega, Brasil, Índia, China ou Irão. A seleção engloba ainda filmes premiados e exibidos em diversos festivais de prestígio, como o Festival du Court Métrage de Clermont-Ferrand, o Fantasia International Film Festival ou o IndieLisboa.
“Cemitério Vermelho”, de Francisco Lacerda, “Johnny White”, de Gonçalo Santos, “José Mamões”, de Leonardo Pinto, “Nada nas Mãos”, de Paolo Marinou-Blanco, e “Por um Punhado de Trocos”, de Chico Noras, compõe a representação portuguesa nesta primeira edição do HaHaArt Film Festival.
“A ser exibida fora de competição estará a obra ‘Caso Arquivado’, uma curta-metragem desenvolvida em contexto de Workshop escolar – uma das atividades incluídas na programação WarmUp que o festival iniciou em agosto. O filme foi desenvolvido por alunos do 12.º ano da Escola Secundária de Pombal após uma breve formação teórica e técnica sobre o cinema de comédia. Filmado com o apoio técnico do Cineclube de Pombal e formadores convidados, todos os cargos técnicos e criativos foram assumidos pelos alunos, autores da obra em questão. O filme será exibido na noite de 19 de novembro, antes da sessão competitiva.”
João Moreira, Liliana Rosa, Luís Azevedo, Tiago R. Santos e Tiago Iúri constituem o júri desta primeira edição que irá atribuir cinco prémios: Melhor Curta-metragem de Comédia Nacional (prémio de 500 euros), Melhor Curta-metragem de Comédia Internacional (prémio de 500 euros), Melhor Realizador de Comédia Nacional (prémio de 300 euros), Melhor Realizador de Comédia Internacional (prémio de 300 euros) e o Prémio do Público (prémio de 500 euros).
“O programa do HaHaArt Film Festival completa-se com momentos musicais na forma de cineconcertos, com Gonçalo Parreirão e Rapaz Improvisado, e ainda com DJs a partir da meia-noite de sexta-feira e de sábado, em after-parties que servem de extensão noturna ao espaço de debate e à celebração do cinema.”
Fonte: HaHaArt Film Festival