A IMDB lançou esta semana um serviço de streaming gratuito de filmes e séries intitulado Freedive.

Segundo avançou a Variety, a maior base de dados de cinema e televisão do mundo, a IMDB, que pertence à Amazon, lançou-se no mercado de plataformas streaming, em concorrência com serviços como a Netflix, Hulu, Filmin, MUBI, entre outros.

Freedive é um serviço  gratuito apenas disponível, por agora, nos Estados Unidos, que arranca já com um catálogo de 130 filmes e 29 séries, entre os quais se destacam por exemplo: “Fringe”, “Heroes”, “Duck Dynasty”, “Memento”, Corre Lola Corre”, “Inadaptado”, “O Último Samurai”, “Meia-Noite em Paris”, “O Ilusionista”, entre outros.

Os títulos licenciados são fornecidos por estúdios como a Sony Pictures Entertainment, CBS, NBC Universal Television, Sony Pictures, Columbia Pictures, Warner Bros. Television.

O serviço Freedive está disponível no site da IMDb a partir de PC, dispositivos Amazon Fire TV e brevemente a APP IMDB será atualizada para que os dispositivos móveis possam aceder ao serviço.

Até ao momento, a IMDb já produziu séries originais, como a “The IMDb show”, “Casting Calls” e “No Small Parts”, para além de trailers e entrevistas com celebridades. O Freedive representa um impulso maior para gerar receita com conteúdo de vídeo com filmes completos e programas de TV de sucesso.

“Os clientes já confiam na IMDb para descobrir filmes e programas de TV e decidir o que ver”, afirmou em comunicado Col Needham, fundador e CEO da IMDb. “Vamos continuar a melhorar o IMDb Freedive com base no feedback dos clientes e em breve disponibilizá-lo em mais países.”

A Amazon, que adquiriu a IMDb em 1998, afirma que o site tem mais de 250 milhões de visitantes únicos mensais em todo o mundo.