“Indiana Jones 5”: Sequela encerra trajetória do arqueólogo mais famoso do cinema

indiana jones 5 1 indiana jones 5 2

“Indiana Jones 5” é realizado por James Mangold (“Walk the Line”, “Logan”), tornando-se o primeiro filme “Indiana Jones” a não ser realizado por Steven Spielberg. Spielberg está, no entanto, atuando como produtor do filme.

É também o primeiro filme da franquia a não vir de uma história de George Lucas; o argumento foi escrito por Mangold, Jez Butterworth e John-Henry Butterworth. Ao lado de Ford, o elenco inclui Phoebe Waller-Bridge, Mads Mikkelsen e Antonio Banderas, entre outros em papéis ainda não revelados.

Em uma entrevista recente para a Empire Magazine, Mangold anunciou que este quinto filme seria uma história de “pôr do sol” (ou seja, despedida) para o personagem. Como seu “Logan”, o quinto filme de Indiana Jones detalharia o fim da jornada de um personagem lendário. Mangold disse que a idade de Indy precisava ser uma parte central da história, e não apenas uma fonte de piadas:

“Tornou-se muito importante para mim descobrir como fazer deste um filme sobre um herói ao pôr do sol. […] As questões que levantei sobre a idade de Indy não eram coisas que eu pensava que estavam sendo abordadas no material que estava sendo desenvolvido no tempo. Havia piadas ‘antigas’, mas o material em si não era sobre isso. Para mim, qualquer que seja sua maior responsabilidade, você deve voar direto para isso. Se você tentar fingir que não está lá, você acaba levando fundas e flechas o caminho inteiro.”

EMP JAN23 Cover Newsstand scaled 1 3
Reprodução | Empire

Nesse sentido, Witney Seibold, do Slashfilm, apurou que o quinto filme de “Indiana Jones” se passará na década de 1960, seguindo uma cronologia geral da série. Por conseguinte, Os Salteadores da Arca Perdida” foi ambientado em 1936. “Templo Perdido”, em uma reviravolta divertida, foi ambientado em 1935. “Grande Cruzada” foi ambientado em 1938. Finalmente, “Reino da Caveira de Cristal” foi ambientado em 1957.

Bom, dada a idade de Ford, os saltos adiante fazem sentido lógico, mesmo que os filmes sejam geralmente fantásticos e contenham antigos artefatos sagrados e alienígenas do espaço. Ter um Ford de 80 anos atuando como Dr. Jones na década de 1960 segue a linha do tempo perfeitamente.

indiana jones 5 hf excl 4
Reprodução | Empire

Lembramos que, em 2008, quando “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal” estava saindo, Ford ouviu muitos críticos que achavam que ele era velho demais para interpretar o icônico arqueólogo e aventureiro. O veterano não se esquivou de dizer a esses críticos exatamente o que achava de suas objeções.

Falando ao Entertainment Weekly, Ford disse:

 

“Qual é o problema? O cara é 18, 20 anos mais velho. E daí? … Eu ouvi. ‘Aaaaw, ele é mais velho.’ Bem, merda, sim. E a propósito? Você também. Então… você está! Dê uma olhada na porra do espelho!”

 

Ford abordou a questão da idade mais uma vez em 2020 em entrevista à CBS, na época em que se preparava para começar a filmar “Indiana Jones 5“. Quando o entrevistador perguntou quais desafios Ford enfrenta ao reprisar papéis, Ford respondeu alegremente:

 

“Tentando não parecer bobo, você sabe, correndo em calças apertadas e botas altas”.

 

Por fim, Ford então observou que está sempre feliz em retornar a esses personagens famosos e explicou que quer fazer o melhor filme possível cada vez que decide reprisar um papel.

 

“Quando temos a oportunidade de fazer outro é porque as pessoas gostaram. Sinto-me obrigado a garantir que nossos esforços sejam tão ambiciosos quanto eram quando começamos. Você tem um senso de responsabilidade para com seus clientes”.

 

 

 

Skip to content