Foi anunciado pela produtora JumpCut que o filme “José e Pilar” vai estrear em várias salas dos Estados Unidos, em Setembro deste ano. O filme já teve direito a distribuição no Brasil e em Espanha. Agora que vai para os EUA, pode ser candidato aos Óscares do próximo ano. O documentário de Miguel Gonçalves Mendes é uma obra prima do cinema português. Uma prova de amor, um filme muito sensível. O filme resulta de uma co-produção da El Deseo (Espanha), associada ao realizador Pedro Almodóvar, da O2 (Brasil), produtora do realizador Fernando Meirelles e da JumpCut.

 

Existe uma Petição online para que “José e Pilar” seja um dos nomeados ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro. Esta petição foi criada este mês, pelo Blog Split Screen e já conta com mais de 1500 assinaturas. Vários meios de comunicação social tem divulgado esta petição, que tem como objectivo sensibilizar o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) para a escolha do documentário “José e Pilar” como candidato português à categoria de Melhor Filme Estrangeiro, na edição dos Óscares de 2012. Todos os anos cabe ao ICA escolher um filme português para ser nomeado aos Óscares. Mas Portugal nunca teve um filme na lista dos nomeados. “José e Pilar” tem todas as características necessárias para que seja nomeado pela Academia. Mas tudo depende da decisão do ICA.

 

É de louvar este tipo de iniciativas para apoiar o cinema português, principalmente quando se trata de um filme como este que foi aceite pela crítica e pelo público em Portugal e no estrangeiro.

 

Por isso, assine esta petição, apoie o cinema português!

Links:

http://peticaopublica.com/​PeticaoVer.aspx?pi=P2011N1​1961
http://joseepilaraososcare​s.blogspot.com/
http://www.facebook.com/Os​carJosePilar