Já é conhecido o programa da 70ª edição do Festival de Cinema de Locarno, que irá decorrer de 2 a 12 de agosto, na Suíça. Esta edição conta com a presença de três filmes portugueses e duas co-produções nacionais.

“Verão Danado”, a primeira longa-metragem escrita, realizada e produzida por Pedro Cabeleira, compete na secção paralela Cineastas do Presente (secção dedicada a primeiras e segundas obras de jovens cineastas). Este filme é “um híbrido entre o documental, o ‘stoner’ e o psicadélico sobre uma juventude à deriva”. Lia Carvalho, Ana Valentim, Daniel Viana, Sérgio Coragem, João Robalo, Luís Magalhães, Maria Leite, Ana Tang e Rodrigo Perdigão são alguns dos nomes que constam no elenco.

Fora de competição, na secção de curtas-metragens Pardi di Domani, foram selecionados ainda a média metragem documental “António e Catarina”, da realizadora romena Cristina Hanes, e a curta-metragem “O homem de Trás-os-Montes”, de Miguel Moraes Cabral, agenciado pela Portugal Film.

Há ainda duas co-produções franco-portuguesas “9 Dedos”, do realizador F. J. Ossang e com produção nacional da O Som e a Fúria, e “Milla”, de Valerie Massadian, com produção nacional da Terratreme, que concorrem na competição internacional e na secção Cineastas do Presente, respetivamente.

A selecção dos 70 anos do festival conta com obras de realizadores como Wang Bing, Denis Côté, Jean-Marie Straub, Dario Argento, Albert Serra, Paul Hamy, Fanny Ardant e Samuel Jouy. Será também exibido o filme póstumo do chileno Raul Ruiz. Jacques Tourneur será alvo de uma intensa retrospectiva.

O cinema português tem vindo a marcar fortes presenças no Festival de Locarno nos últimos anos, tendo aliás conseguido vencer em 2013 o Prémio FIPRESCI, o Prémio Especial do Juri (o segundo prémio mais importante do festival) e o Prémio do Júri Jovem de Locarno por “E Agora Lembra-me”, de Joaquim Pinto; em 2014 o prémio de Melhor Realizador a Pedro Costa, por “Cavalo Dinheiro”; e em 2016 o Leopardo de Prata para Melhor Realizador pelo filme O Ornitólogo”, de João Pedro Rodrigues.

Selecção Oficial
9 Doigts, de F.J. Ossang
Good Manners, de Juliana Rojas e Marco Dutra
Charleston, de Andrei Cretulescu
Did You Wonder Who Fired the Gun?, de Travis Wilkerson
En el Septimo Dia, de Jim McKay
Freedom, de Jan Speckenbach
Gemini, de Aaron Katz
The Asteroids, de Germano Maccioni
Goliath, de Dominik Locher
Good Luck, de Ben Russell
La Telenovela Errante, de Raul Ruiz
Lucky, de John Carroll Lynch
Madame Hyde, de Serge Bozon
Mrs. Fang, de Wang Bing
Dragonfly Eyes, de Xu Bing
A Skin So Soft, de Denis Cote
Winter Brothers, de Hlynur Palmason
Wajib, de Annemarie Jacir