Monstra 2023: Japão será o país celebrado e homenageado

Monstra-2023-1

O maior festival de cinema de animação de Lisboa, a MONSTRA, regressa em 2023, para a sua 22.ª edição, com homenagem à cinematografia do Japão e com um foco muito forte na animação produzida em Portugal.

São doze dias, entre 15 a 26 de março de 2023, dedicados à produção japonesa, “o país com uma das mais populares e originais cinematografias (…) cuja importância histórica continua a refletir-se na atualidade”, numa edição que contará “com um extraordinário naipe de realizadores e artistas, entre estreias, clássicos, retrospetivas e convidados”.

Para além desta extensa e completa retrospetiva dedicada ao Japão, o foco estará na animação feita em Portugal. O programa ainda não foi revelado, mas a organização revelou que em 2023, ano em que se comemora o centenário do cinema animado em Portugal, será feita uma retrospetiva com “uma representação nacional nunca antes vista”, que “vai pontuar a programação e quebrar todos os recordes nas várias competições”.

“Outra certeza é a aposta na vibrante programação MONSTRINHA, que alcançou mais de 32 mil crianças na edição passada. Este ano, a secção destinada aos mais novos e às famílias traz, como é habitual, uma série de propostas encantadoras e sessões nas e para as escolas de todo o país.”, lê-se em comunicado.

As inscrições estão abertas para a submissão de filmes a competir pelo Prémio SPA / Vasco Granja até ao dia 8 de janeiro.

A 22.º edição da Monstra – Festival de Animação de Lisboa realiza-se de 15 a 26 de março de 2023, no Cinema São Jorge, Cinemateca Portuguesa, Sociedade Nacional de Belas Artes, Museu do Oriente, entre outros locais.

 

Skip to content