Enzo Staiola, ator de “Ladrões de Bicicletas” (1948), morreu aos 85 anos num hospital de Roma, notícia confirmada na passada quarta feira.
Enzo ficou conhecido por, aos 9 anos, ter interpretado o personagem de Bruno Ricci na obra prima do neorrealismo italiano, de Vittorio De Sica, o filho do personagem principal Antonio Ricci.
Nascido em 1939, Enzo acabaria por participar no filme sem ter qualquer experiência como ator nem passar por uma audição, já que De Sica o contratou depois de o ter visto a sair da escola e a caminho de casa. Os pais, inicialmente relutantes, acabariam por aceitar.
“Ladrões de Bicicletas” conta a história de Antonio Ricci (Lamberto Maggiorani), um pai com poucos recursos, que precisa desesperadamente da sua bicicleta para trabalhar e a procura incessantemente pela cidade depois de ter sido roubada.
O impacto do filme seria tal que acabaria por vencer o Óscar para Melhor Filme de Língua Estrangeira, para além da sua influência prolongada em inúmeros cineastas e movimentos subsequentes.
Enzo Staiola, no rescaldo do enorme sucesso de “Ladrões de Bicicletas”, trabalharia num número considerável de outros filmes, incluindo “A Condessa Descalça”, drama de 1954 com Humphrey Bogart e Ava Gardner. Participou ainda, no cinema italiano dos anos 50, em filmes como “Vulcão”, “L’ingiusta condanna” e “A Tale of Five Cities”.
Apesar do seu sucesso como ator, acabaria por se retirar aos 15 anos e, mais tarde, tornar-se professor de matemática. Voltaria apenas para o seu último papel, em 1978, em “La ragazza dal pigiama giallo”.