Skip to content

Morreu Enzo Staiola, ator do icónico “Ladrões de Bicicletas”

Enzo Staiola morreu aos 85 anos na passada quarta feira, num hospital de Roma
Bruno Ricci Enzo Staiola Bruno Ricci Enzo Staiola

Enzo Staiola, ator de “Ladrões de Bicicletas” (1948), morreu aos 85 anos num hospital de Roma, notícia confirmada na passada quarta feira.

Enzo ficou conhecido por, aos 9 anos, ter interpretado o personagem de Bruno Ricci na obra prima do neorrealismo italiano, de Vittorio De Sica, o filho do personagem principal Antonio Ricci.

Nascido em 1939, Enzo acabaria por participar no filme sem ter qualquer experiência como ator nem passar por uma audição, já que De Sica o contratou depois de o ter visto a sair da escola e a caminho de casa. Os pais, inicialmente relutantes, acabariam por aceitar.

banners maio 2025 2 1
Publicidade

“Ladrões de Bicicletas” conta a história de Antonio Ricci (Lamberto Maggiorani), um pai com poucos recursos, que precisa desesperadamente da sua bicicleta para trabalhar e a procura incessantemente pela cidade depois de ter sido roubada.

O impacto do filme seria tal que acabaria por vencer o Óscar para Melhor Filme de Língua Estrangeira, para além da sua influência prolongada em inúmeros cineastas e movimentos subsequentes.

Enzo Staiola, no rescaldo do enorme sucesso de “Ladrões de Bicicletas”, trabalharia num número considerável de outros filmes, incluindo “A Condessa Descalça”, drama de 1954 com Humphrey Bogart e Ava Gardner. Participou ainda, no cinema italiano dos anos 50, em filmes como “Vulcão”, “L’ingiusta condanna” e “A Tale of Five Cities”.

Apesar do seu sucesso como ator, acabaria por se retirar aos 15 anos e, mais tarde, tornar-se professor de matemática. Voltaria apenas para o seu último papel, em 1978, em “La ragazza dal pigiama giallo”.