25 de Abril

Morreu James Earl Jones, voz icónica de Darth Vader em ‘Star Wars’ e Mufasa em ‘O Rei Leão’

Famoso pela sua voz inconfundível, Jones destacou-se como um dos raros artistas a conquistar o cobiçado estatuto de EGOT
james earl jones 1 james earl jones 2
Foto: Rick Rycroft/AP via CNN Newsource

James Earl Jones, renomado ator norte-americano e um dos poucos a conquistar o prestigiado EGOT, conhecido pelas suas vozes inesquecíveis como Darth Vader na saga “Star Wars” e o rei Mufasa em “O Rei Leão”, faleceu aos 93 anos esta segunda-feira (9).

Segundo Erik Pedersen, do site Deadline, Jones morreu em sua residência no Condado de Dutchess, em Nova Iorque. A confirmação veio através de seus agentes, mas a causa da morte ainda não foi revelada.

EGOT

Celebrado e referenciado por várias gerações, o ator norte-americano é amplamente reconhecido como um dos maiores talentos do teatro e do cinema. É também um dos raros artistas a ter alcançado o estatuto de EGOT (Emmy, Grammy, Oscar, Tony), embora o seu Óscar tenha sido honorário.

Jones foi agraciado com dois Primetime Emmy Awards, um Daytime Emmy, um Grammy na categoria de palavra falada em 1977 e três Tony Awards.

O tornar-se ator

Na sua juventude, Jones começou a estudar Medicina na Universidade de Michigan, mas depressa percebeu que não era esse o seu verdadeiro chamado.

Paralelamente, integrou o Corpo de Treinamento de Oficiais da Reserva. Determinado a seguir uma carreira que realmente o fascinasse, decidiu transferir-se para a Escola de Música, Teatro e Dança da mesma universidade.

Apesar de saber que ainda teria de servir na Guerra da Coreia, Jones concluiu a faculdade em 1955 e lançou-se rapidamente no teatro. A sua estreia na Broadway deu-se em 1957.

O seu primeiro grande prémio surgiu 11 anos mais tarde, quando conquistou o Tony de Melhor Ator pela sua interpretação principal na peça “The Great White Hope”, tornando-se o primeiro ator negro a receber este prémio. Esse papel também lhe valeu uma nomeação ao Óscar de Melhor Ator em 1970, pela adaptação cinematográfica realizada por Martin Ritt.

O seu primeiro trabalho no cinema deu-se alguns anos antes, em 1964, com uma participação no clássico “Dr. Fantástico”, de Stanley Kubrick. Contudo, o personagem que realmente o catapultaria para a fama global só apareceria 13 anos mais tarde.

Darth Vader

Em 1977, ele deixou a sua marca definitiva no cinema ao interpretar um dos vilões mais icónicos da história. Nesse ano, deu voz ao sinistro Darth Vader em “Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança”, um papel que se tornaria o mais famoso da sua carreira.

Após ter dado vida ao personagem em toda a trilogia principal da franquia, ele regressou para “Rogue One: Uma História de Star Wars” (2016), “Star Wars: A Ascensão de Skywalker” (2019) e fez uma participação especial na série “Obi-Wan Kenobi” (2022).

Mufasa

Além de encarnar o tirano intergaláctico, Jones encantou o público infantil com a sua voz única ao dar vida a um dos monarcas mais amados da Disney, o rei Mufasa, pai do protagonista de “O Rei Leão” (1994).

Assim como aconteceu com Vader, a sua interpretação foi tão marcante e carregada de sentimento que fez com que ele fosse um dos poucos membros do elenco original a regressar na versão em CGI de 2019, realizada por Jon Favreau.

Último trabalho

O seu último trabalho no cinema foi em 2021, quando regressou ao papel do rei Jaffe Joffer em “Um Príncipe em Nova Iorque 2”, contracenando novamente com Eddie Murphy.

Skip to content