MOTELx 2011 – Abre com filme norueguês

Começa hoje a quinta edição do MOTELx – Festival Internacional de Cinema de Terror, que irá decorrer até 11 de Setembro, no cinema S.Jorge em Lisboa, e levará 12 curtas metragens portuguesas em competição, para a Melhor Curta de Terror Portuguesa. Durante os próximos cinco dias vão passar pelo MOTELx mais de 60 filmes.

 

A sessão de abertura será às 21h30, na Sala Manoel de Oliveira, com o filme noruegês “The Troll Hunter”, primeira obra de André Øvredal, realizador vindo da publicidade, que se estreia num prodígio de imaginação assente nas maravilhosas paisagens naturais da Noruega e no rico folclore nórdico. “Troll Hunter” é um dos mais originaismonster movies dos últimos tempos.

 

Os principais destaques deste festival são: “Burke and Hare” (2010) de John Landis“The Ward” (2010) deJohn Carpenter, “The Violent Kids” (2010) de Mitchell Altieri e Phill Flores, “Stake Land” (2010) de Jim Mickle, “Mother Day” (2010) de Darren Lynn Bousman“The Shire” (2010) de Jon Knautz e “The Woman”(2011) de Lucky Mckee.

 

O homenageado da quinta edição é Eli Roth, realizador do filme “Hostel” e ator em “Sacanas Sem Lei”, que terá direito a uma retrospectiva, tal como o realizador japonês Sion Sono, “um dos novos autores do cinema de género”. O júri deste ano é constituído pelo ator, realizador e produtor Nicolau Breyner e pelo realizador Frederico Serra, aos quais se juntará um convidado internacional ainda por anunciar.

Haverá ainda uma maratona da primeira temporada de “The Walking Dead”, com entrada gratuita, no sábado.