A 13.ª edição do MyFrenchFilmFestival está de volta em exclusivo à plataforma de streaming Filmin Portugal, entre 13 de janeiro a 13 de fevereiro, o primeiro festival de cinema online de língua francesa, com uma seleção de 22 filmes (5 longas e 17 curtas-metragens).
“Com um cinema maioritariamente realizado por mulheres nas suas primeiras longas-metragens, destacamos o documentário ‘Nós’, de Alice Diop, que por meio de um dispositivo único, lança um olhar justo sobre personagens que as nossas representações às vezes esquecem de qualificar, utilizando o aparato cinematográfico como meio de alcançar um colectivo para valorizar os conflitos e os desejos de cada um. Um documentário sensível e necessário sobre a convivência, um gesto de cinema, da realizadora de “Saint Omer” (que representará a França nos Óscares em 2023).”, lê-se no comunicado da Filmin, que destaca também a obra-prima dos anos 80 do cinema francês, “Aos Nossos Amores” (1983), de Maurice Pialat, uma celebração do cinema por ocasião do 40.º aniversário da estreia do filme.
O MyFrenchFilmFestival, que dá destaque à jovem geração de cineastas de língua francesa, está disponível em quase 70 plataformas de todo o mundo. O festival será totalmente gratuito na África, América Latina, Sudeste Asiático, Coréia do Sul, Polônia, Romênia, Rússia e Ucrânia. A selecção completa dos filmes (29 obras) pode ser vista diretamente no site do festival, sendo que as curtas-metragens estão disponíveis gratuitamente em todo o mundo, enquanto que as longas custam 1,99€ cada uma (ou 7,99€ por um pacote).
O júri, composto por Sergei Loznitza, Juho Kuosmanen, Emily Atef, Chie Hayakawa e Albert Serra, revelará o Grande Prémio do Júri e os International Press Awards no dia 10 de fevereiro. Os prémios do Público serão anunciados no final do festival. O MyFrenchFilmFestival é organizado pela UniFrance, a organização responsável pela promoção do cinema francês e das artes audiovisuais no estrangeiro.
“Uma seleção emblemática da pluralidade e da criatividade do cinema francês e francófono”, que estará disponível a partir do dia 13 de janeiro no catálogo da Filmin para todos os subscritores.
Longas-metragens
Nós, Alice Diop
Aos Nossos Amores, Maurice Pialat
O Mundo Atrás de Nós, Louda Ben-Salah-Cazanas
A Contrabandista, Caroline Monnet
Os Magnéticos, Vincent Maël Cardona
Curtas-metragens
Deixado Inacabado em Tóquio, Olivier Assayas
Catarata, Faustine Crespy, Laetita de Montalembert
O Rei David, Lila Pinell
Belle River, vv.aa
Malmousque, Dorothée Sebbagh
Paloma, Hugo Bardim
Partir um Dia, Amélie Bonnin
Marianne, Julien Gaspar-Oliveri
Não Iremos lá em Cima, Simon Helloco
Titã, Valéry Carnoy
Deixe a Fera Sair, Marthe Sébille
Anxious Body, Yoriko Mizushiri
História para 2 Trompetes, Amandine Meyer
Pragas, Juliette Laboria
Por Favor, Não Toque!, Capucine Gougelet
Ronda Noturna, Julien Regnard
Uma Mulher no Mar, Céline Baril