No passado domingo o ator português Nuno Lopes foi distinguido com o Angela Award, o prémio principal do Festival de Cinema Europeu Subtitle, que decorreu de 20 a 26 de novembro, em Kilkenny na Irlanda.

O ator esteve no festival juntamente com as atrizes portuguesas Joana Ribeiro e Jani Zhao, a partir do programa Passaporte, uma iniciativa da Academia Portuguesa de Cinema idealizada e criada por Patrícia Vasconcelos com o objectivo de trazer todos os anos a Portugal diretores de casting internacionais para conhecer intérpretes nacionais.

Nuno Lopes, ator premiado também com o prémio de Melhor Ator no Festival de Veneza 2016, pelo filme “São Jorge”, deixou uma mensagem no seu facebook: “Obrigado Festival Subtitle e obrigado Richard Cook por uma das noites mais felizes da minha vida”.

A edição 2017 do Subtitle European Film Festival (onde o cinema tem apenas uma língua) contou com a projecção de 29 filmes europeus, nunca antes estreados na Irlanda e ainda com a presença de 200 convidados, incluindo 50 atores europeus e alguns dos melhores diretores de casting do mundo.

Vencedores do Subtitle European Film Festival 2017
Nuno Lopes, em São Jorge (Ator)
Margita Gosheva, em Glory (Atriz)
Audrey Fleurot, em The Intouchables (Atriz)
Pekka Strang, em Tom of Finland (Ator)
Urszula Antoniak, em Beyond Words (Realizador)
Lennert Hillege, em Beyond Words (Diretor de Fotografia)
Eero Aho, em The Uknown Soldier (Ator)
Maryana Spivak, em Loveless (Atriz)
Tonie Marshall, em Number One (Realizador)
Claes Bang, em The Square (Ator)
Darya Zhovner, em Closeness (Atriz)
Peter Simeonscheck, em Toni Erdmann (Ator)