“O Bêbado”, primeira longa-metragem de André Marques, estreia esta semana nas salas de cinema

Distinguido com o Prémio FIPRESCI, na 29.ª edição dos Caminhos do Cinema Português, o filme estreia a 30 de maio nas salas de cinema nacionais.
"O Bêbado" (2023), de André Marques "O Bêbado" (2023), de André Marques
"O Bêbado" (2023), de André Marques

“O Bêbado”, um drama sensorial e intimista realizado pelo jovem realizador português André Marques, vencedor do prémio FIPRESCI – atribuído pela Federação Internacional de Críticos de Cinema em 2023, tem estreia marcada para dia 30 de maio nas salas de cinema nacionais dos complexos de Cinemas NOS do Alvaláxia Shopping (Lisboa), Alma Shopping (Coimbra) e Alameda Shop & Spot (Porto).

A primeira longa-metragem de André Marques conta a história de Rogério – um alcoólico que pode vir a salvar uma mulher, vítima de tráfico humano. Perante o fracasso da sua vida, Rogério bebe até perder o controlo das suas ações e envolve-se numa rixa de bar. A sua deriva alcoólica leva-o ao porto da cidade, onde adormece a observar navios. Quando uma jovem rapariga surge na noite, em fuga de algo que ele desconhece, dispõem-se ajudá-la e entra num pesadelo que ele nunca imaginaria tornar-se o seu.

André Marques explora temas como “a opressão, a exclusão, a violência, ou o submundo do tráfico humano, mas também a falta de alternativas na vida, a tristeza, e os vícios (sejam álcool ou drogas de qualquer espécie). O realizador convida o espectador a mergulhar numa viagem única às profundezas da alma humana, e apela à reflecção sobre a sociedade contemporânea e anestesiada em que vivemos.”

banner slider 2024 header 3 1

Produzido pela Ar de Filmes, fazem parte do elenco nomes como o ator estreante Vitor Roriz, João Pedro Vaz, Teresa Madruga, Gonçalo Norton ou António Melo.

Skip to content