Depois da sua estreia mundial no DocLisboa 2022, onde venceu o Prémio do Público, “O Que Podem As Palavras”, filme sobre as três Marias, realizado e produzido por Luísa Marinho e Luísa Sequeira, estreia a 9 de março nas salas de cinema portuguesas.
“O Que Podem As Palavras” é um retrato íntimo, na primeira pessoa, das três Marias e sobre a escrita e edição do livro “Novas Cartas Portuguesas”, publicado em 1972 (e proibido imediatamente pela censura), por Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa.
O documentário, uma produção Anexo 82, que conta com entrevistas a Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta (a única “Maria” ainda viva), Maria Velho da Costa, Ana Luísa Amaral, Gilda Grillo e Adelino Gomes.
“Passadas cinco décadas da edição de Novas Cartas Portuguesas, a história deste livro continua hoje pertinente e deve ser revisitada para que futuras gerações conheçam as mulheres que o escreveram. Mulheres que enfrentaram uma sociedade patriarcal através da literatura e do poder da palavra. Mulheres que foram levadas a julgamento por escreverem um livro. Que com coragem, determinação e um profundo sentido de companheirismo enfrentaram uma sociedade e um regime político adversos. A história das “ Três Marias” é também um caso pioneiro de solidariedade internacional. Evocando um dos slogans da época, “All Women Are Maria”, de Paris a Nova Iorque, centenas de mulheres saíram à rua para demonstrar o seu apoio às mulheres portuguesas. Num tempo em que algumas democracias apresentam fragilidades e voltam a presenciar tentativas de controlo das liberdades, apresentamos esta história e as suas protagonistas, por serem um exemplo de resistência para todos os tempos de opressão.”, escrevem Luísa Marinho e Luísa Sequeira nas suas notas de intenções.
O filme estreia em algumas salas de cinema nacionais a partir do dia 8 de março (8M – Dia Internacional das Mulheres): Cinema Trinade (Porto, de 9 a 15 de março), Cinema Nimas (Lisboa, a 9 de março), Cinema City Alvalade (Lisboa, de 9 a 15 de março), Cinema Fernando Lopes (Lisboa, de 9 a 15 de março), Casa do Cinema (Coimbra, de 9 a 15 de março), Cine Granadeiro (Grândola, a 9 de março), Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva (Mafra, a 13 de março) e Cineteatro Avenida (Castelo Branco, a 14 de março).