A Lucasfilm celebra o 25.º aniversário da estreia de “Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma” (1999) com o relançamento do filme nos cinemas portugueses, no fim-de-semana de 4 e 5 de maio.
O filme protagonizado por Ewan McGregor, Liam Neeson e Natalie Portman é um dos 50 filmes com maior bilheteira de sempre em todo o mundo. Estreado a 16 de maio de 1999 nos EUA, estreou no mesmo ano a 24 de junho no Brasil e a 1 de outubro em Portugal.
Numa entrevista dada em 2020, o ator Liam Neeson disse estar orgulhoso do episódio 1 de Star Wars de George Lucas, apesar das reacções e críticas que o filme recebeu quando foi lançado nos cinemas na época. “Eu gosto do filme. Estou orgulhoso dele e orgulhoso de ter feito parte dele (…) eu pude ser um Jedi. Pude brincar com aqueles sabres de luz maravilhosos e outras coisas. Foi fantástico…”, disse Neeson.
O ator disse ter também ficado angustiado com a forma como o ator Ahmed Best foi atacado pelos fãs e críticos na altura pelo seu desempenho na personagem Jar Jar Binks. “Ele foi alvo de muitas críticas, ao ponto de isso ter prejudicado a sua carreira”, disse Neeson. “E tenho de dizer que quando estava a fazer aquele filme… ele era provavelmente um dos tipos mais engraçados e talentosos com quem já trabalhei.” Neeson acrescentou que ficou tão impressionado que disse ao seu empresário que acreditava que Best poderia ser o próximo Eddie Murphy. “E eu ainda acredito nisso”, disse ele.
Integrado nas sessões de “Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma”, os fãs vão poder ver um excerto de “Star Wars: A Acólita”, a próxima série da plataforma streaming Disney+, passada aproximadamente 100 anos antes de “A Ameaça Fantasma”, que será lançada em exclusivo no Disney+ no dia 4 de junho.
O estúdio anunciou ainda que o próximo Star Wars Celebration, evento para os fãs de Star Wars, se vai realizar no Makuhari Messe, em Chiba, no Japão, entre 18 e 20 de abril de 2025. “Os bilhetes para o evento serão colocados à venda dia 3 de maio. Para celebrar o anúncio, a Lucasfilm lançou uma imagem especial que foi criada dentro do estilo tradicional japonês com pintura a tinta preta conhecido como sumi-e.”