Festa do Cinema Italiano e o Cinema Sétima Arte têm 10 códigos individuais para oferecer para ver o filme “Klimt & Schiele – Eros e Psique”, na plataforma de streaming Filmin, do ciclo “A Grande Arte no Cinema”.  O passatempo termina às 12h de 17 de abril de 2020.

Sinopse: 1918. Enquanto o rugido dos canhões da Primeira Guerra Mundial morria, no coração da Europa Central, em Viena, uma era dourada chegava ao fim. O Império Austro-Húngaro começava a desintegrar-se. Na noite de 31 de outubro, Egon Schiele morre em casa, sobre a própria cama, tornando-se assim uma das 20 milhões de mortes causadas pela Gripe Espanhola. Morreu a encarar a doença invisível da única forma que pôde: pintando-a. Tinha 28 anos. Apenas alguns meses antes, o salão principal do Edifício da Secessão havia recebido os seus trabalhos: 19 pinturas a óleo e 29 ilustrações. Esta foi a sua primeira exposição bem- sucedida, uma celebração a uma nova ideia de pintura que retratava as ansiedades e desejos humanos. Alguns meses antes, o seu professor e amigo Gustav Klimt faleceu. Desde a mudança do século, havia mudado fundamentalmente a forma como as pessoas se sentiam em relação à arte e criou um novo grupo: a Secessão. Hoje, as obras de Klimt atraem visitantes de todas as partes do mundo a Viena ou à New Gallery em Nova Iorque. Mas também são ícones pop que nos acompanham no quotidiano em posters, cartões e calendários. Agora, 100 anos mais tarde, as obras de arte destes visionários – entre a art nouveau e o expressionismo – uma vez mais são o centro das atenções na capital austríaca, juntamente com os do designer e pintor Koloman Moser e do arquiteto Otto Wagner, os quais também morreram em Viena naquele ano, 1918. A tomar como ponto de partida algumas das muitas exposições planeadas do jubileu, o filme reconta este período extraordinário: um momento mágico para a arte, a literatura e a música, durante o qual novas ideias circularam, Freud descobria as unidades da psique e as mulheres começavam a reivindicar a sua independência.

Para ganhar um código, responda à seguinte questão:
Hoje em dia é de evitar o convívio social, não se pode abraçar, nem dar beijos. Qual o nome de um dos quadros mais conhecidos de Klimt?
Resposta:
O Beijo
Vencedores:
Daniel Alexandre dos Santos Morais
Ariana Barros Amorim
Patrícia Bianca Motta da Costa
António Carlos Almeida de Matos Torres
Ana Paula de Carvalho Gaspar Pinto da Silva
Ana María Doblas Agraz
Pedro Miguel Tavares de Oliveira
Ana Carolina Damas Gomes

Envie a resposta para geral@cinema7arte.com. Assunto: Passatempo #92: “Klimt & Schiele – Eros e Psique” (A Grande Arte no Cinema) com o nome completo e email. Cada vencedor terá direito a um código exclusivo e intransmissível.

Regulamento:
– Assim que o passatempo terminar, o vencedor será contactado logo de imediato, via email, e o seu nome será publicado neste site;

– Só é aceite uma resposta válida por endereço de email e por concorrente;
– Serão considerados vencedores do passatempo aqueles que tiverem enviado as respostas corretas às perguntas colocadas e que apresentem todos os dados solicitados;
– A escolha é feita através de um sistema de seleção aleatória;