Porto: Evento na Católica acolhe especialistas em educação para o cinema

O II Encontro de Cinema e Educação 2024 terá lugar no dia 10 de julho, na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa no Porto
download 1 download 2

A Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (EA-UCP) e o Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) estão a organizar a 2ª edição do Encontro de Cinema e Educação, especificamente direcionado para professores do ensino básico e secundário, agendado para o dia 10 de julho.

Durante o evento, que contará com a participação de destacadas personalidades da educação cinematográfica em Portugal, serão apresentados e discutidos projetos atuais de literacia fílmica em desenvolvimento, provenientes de vários programas, instituições e festivais.

Para além do Encontro principal no dia 10 de julho, estão planeados cursos de formação teórico-práticos nos dias 11 e 12 de julho, como parte da edição deste ano do projeto INSERT, organizado pelo CITAR – Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes.

Esta formação proporcionará uma abordagem prática e pedagógica aos recursos do projeto, explorando a aplicação de conceitos cinematográficos em atividades práticas.

Quem estará no evento?

Nesta segunda edição, o evento contará com a presença de Núria Aidelman, da Associação A Bao A Qu, que apresentará alguns dos projetos de educação para o cinema desenvolvidos pelo coletivo.

Segue-se uma mesa-redonda sobre “Serviços educativos para o cinema”, que contará com Dario Oliveira e Melanie Pereira (Porto/Post/Doc), Fernando Galrito (Monstra), Isabel Coelho (DocLisboa/abcDoc), Nuno Rodrigues (Curtas Vila do Conde) e Vítor Ribeiro (Casa das Artes de Famalicão).

A parte da tarde começa com a intervenção de Elsa Mendes, coordenadora do Plano Nacional de Cinema, que falará sobre aquela que é a principal estratégia pública de educação para o cinema em Portugal.

Segue-se a segunda mesa-redonda, “Educação para o cinema nas escolas”, onde as professoras Cecília Espinho (AE de Pinheiro, Penafiel), Elsa Cerqueira (ES de Amarante) e Eva Maia (EB Mindelo/AE D. Pedro IV, Vila do Conde) apresentarão atividades realizadas em escolas no âmbito do PNC.

A terceira e última mesa-redonda do dia seguir-se-á à apresentação do projeto INSERT por parte de Pedro Alves (coordenador do projeto) e abordará “Experiências INSERT” desenvolvidas em quatro escolas, com os docentes Ana Paula Fadigas (AE Severim de Faria, Évora), Cristina Feyo e Natividade Santos (AE À Beira Douro, Gondomar), David Pires (AE Aver-o-mar, Póvoa de Varzim) e José Artur Matos (AE João de Araújo Correia, Peso da Régua).

Inscrições

Para os interessados, a inscrição no evento e na formação é gratuita e pode ser feita em duas modalidades:

  1. Inscrição apenas no evento (10 de julho), com acreditação como Ação de Curta Duração (6h).
  2. Inscrição para os três dias (evento a 10 de julho + formação nos dias 11 e 12 de julho).

Os interessados podem consultar o programa completo do evento e da formação [aqui]. Ambos os eventos decorrerão nas instalações da Escola das Artes – Universidade Católica Portuguesa (Porto).

Para realizar a sua inscrição, clique [aqui]. O prazo de inscrições termina a 8 de julho. Para questões adicionais, entre em contacto através de pmalves@ucp.pt.

Skip to content