O cineasta João Canijo arrecadou os prémios de Melhor Filme e de Melhor Argumento pelo díptico “Mal Viver” e “Viver Mal” nos Prémios Autores 2024, atribuídos anualmente pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA).
“Mal Viver” foi o candidato de Portugal à categoria de Melhor Filme Internacional dos Óscares 2024 e vencedor do Urso de Prata – Prémio do Júri no Festival de Berlim 2023. “Mal Viver” e “Viver Mal” contam a história de uma família de cinco mulheres que herdaram um hotel e que o tentam salvar da ruína, vivendo nele um conflito antigo e irresolúvel durante um fim de semana, enquanto os clientes vão e vêm. O elenco é composto por Rita Blanco, Anabela Moreira, Cleia Almeida, Vera Barreto, Madalena Almeida, Nuno Lopes, Beatriz Batarda, Leonor Silveira, Rafael Morais, Lia Carvalho, Filipa Areosa, Carolina Amaral e Leonor Vasconcelos.
O júri dos prémios de cinema da SPA premiou ainda Beatriz Batarda como Melhor Atriz em “Great Yarmouth: Provisional Figures” e Rui Morisson como Melhor Ator em “Sombras Brancas”.
Os Prémios Autores pretendem “prestigiar o seu trabalho criador e ajudar a promover as suas obras junto do público que considera a cultura essencial e insubstituível na sua vida quotidiana.”
Melhor Filme
Mal Viver/Viver Mal, de João Canijo
Melhor Argumento
Mal Viver, de João Canijo
Melhor Atriz
Beatriz Batarda, em Great Yarmouth: Provisional Figures
Melhor Ator
Rui Morisson, em Sombras Brancas