Prémios Sophia 2023: Cerimónia realiza-se em maio sob o mote “o ano de todas as histórias”

premios-sophia-academia-cinema-portuguesa-2020-2

A Academia Portuguesa de Cinema (APC) anunciou que irá realizar a 12.ª edição dos Prémios Sophia no dia 21 de maio, no Estoril, e a 9.ª Edição dos Sophia Estudante, de 2 a 5 de março, em Albufeira, sob o mote “o ano de todas as histórias”.

O tema vai marcar as duas edições dos prémios, “assinalando a importância que a Academia atribui à área da escrita, essencial no mundo do cinema. Para celebrar a escrita, a APC vai promover diversas iniciativas ao longo do ano, em datas ainda a anunciar.”, segundo o comunicado da APC.

No dia 21 de maio, o Casino do Estoril volta a receber mais uma edição dos Prémios Sophia. A primeira fase de votação, para eleger os nomeados para as várias categorias a concurso, terá início em fevereiro e serão anunciados em abril.

“Os Prémios Sophia Estudante, que vão realizar-se no Auditório Municipal de Albufeira e Galeria Municipal João Bailote, entre os dias 2 e 5 de março, contam com uma programação preenchida com workshops, mesas redondas, exposição de cartazes, sessões de visionamento de curtas e a cerimónia de entrega dos prémios, no dia 5 de março, pelas 15h. A lista de nomeados dos Sophia Estudante 2023 será anunciada em breve.”

Criados desde 2012, os Prémios Sophia têm como objetivo “reconhecer o melhor da produção cinematográfica nacional”, tendo premiado já filmes como “O Último Banho” (2020), de David Bonneville, “Listen” (2020), de Ana Rocha, “A Herdade” (2019), de Tiago Guedes, e “Raiva” (2018), de Sérgio Tréfaut.

premios-sophia-2023-1

Skip to content