Amanhã, 19 de março, pelas 18h00, a reconhecida realizadora de cinema de animação Regina Pessoa irá participar na primeira sessão da rubrica ILUSÃO DE MOVIMENTO organizada pela Casa da Animação, no Teatro Campo Alegre. A entrada é livre.

A rubrica ILUSÃO DE MOVIMENTO é um encontro entre abordagens e formas de fazer ver animação, que foi criada em meados de 2014 pela Casa da Animação. Trata-se de um encontro dirigido a profissionais, estudantes do ensino superior, professores e curiosos.

A partir de um tema, um moderador e um ou mais convidados, orquestram uma conversa, que envolve o público, sobre animação, confrontando pontos de vista sobre processos criativos, linguagens, técnicas de animação e tecnologias.

A convidada da primeira sessão de 2016 é Regina Pessoa, realizadora multipremiada nacional e internacionalmente e uma das mais reconhecidas autoras do cinema de animação português e que irá, nesta conversa, falar sobre o seu processo criativo.

Regina Pessoa no Teatro Campo Alegre_3

Biografia:
Regina Pessoa nasceu em Coimbra em 1969. Obteve a licenciatura em Pintura na Faculdade de Belas Artes do Porto e começou a trabalhar em animação com Abi Feijó em 1982, primeiro na curta metragem de animação «Os Salteadores», continuando depois em «Fado Lusitano» e «Clandestino». Em 1999 realizou a sua primeira curta de animação «A Noite», na técnica de animação de gravura em placas de gesso. Em 2005 realizou «História Trágica Com Final Feliz», uma co-produção Portugal-França-Canadá, usando mais uma vez uma técnica de gravura animada. Este filme tornou-se o filme português mais premiado de sempre, com mais de 50 prémios Internacionais incluindo o Grande Premio de Annecy; finalista do Cartoon D’OR 2007 e Shortlist dos Óscares 2007. Em 2012 realiza «Kali o pequeno Vampiro», uma uma co-produção Portugal-França-Canadá-Suíça, usando desta vez gravura animada digital. Este é o terceiro e ultimo episódio de uma trilogia dedicada à infância sendo também largamente reconhecido: Prémio Hiroshima 2012; nomeação para os Annie Awards 2013; finalista do Cartoon D’OR 2013.

Filmografia:

  • “Ciclo Vicioso” – desenho animado, 23’’, Betacam (GlaxoWellcome – campanha de prevenção contra o tabaco; co-realização com Abi Feijó e Pedro Serrazina, 1996
  • “Estrelas de Natal” – desenho animado, 40’’, Betacam (para – RTP) – co-realização com Abi Feijó, 1998
  • “A Noite” – gravura em placas de gesso, 6’ 35’’, 35mm, 1999
  • “Odisseia das Imagens” – tecnica mista, 25’’, Betacam e 35mm (generico de abertura para 
Festival), 2001
  • “História Trágica Com Final Feliz”– gravura animada, 7’ 45’’, 35mm, 2005
  • “Kali o pequeno Vampiro” – gravura animada digital, 9’ 30’’, 35mm and DPC, 2012

Regina Pessoa no Teatro Campo Alegre_2