«Rifkin’s Festival», de Woody Allen, estreia nas salas de cinema portuguesas

Imbuído de um humor absurdo, “RIFKIN’S FESTIVAL“, de Woody Allen, combina situações irreais com histórias de amor e desgosto entrelaçadas, prestando uma terna homenagem ao poder transformador do cinema.

 

Conta o filme que “o cinéfilo Mort Rifkin (Wallace Shawn) acompanha a sua mulher, a assessora de imprensa Sue (Gina Gershon), ao Festival de Cinema de San Sebastián, em Espanha, pois teme que o fascínio dela por um cliente, o jovem realizador Philippe (Louis Garrel), não seja meramente profissional. Mort espera ainda aliviar a pressão que sente para escrever um primeiro romance que corresponda aos seus exigentes padrões. Aqui, Mort deixa-se envolver pelos clássicos do cinema de mestres como Bergman, Fellini, Godard, Truffaut e Buñuel, sobre os quais deu aulas na faculdade. O encantamento de Sue por Philippe e o desdém de Mort por este, prejudicam a já desgastada relação conjugal e a disposição de Mort apenas melhora quando conhece a Dra. Jo Rojas (Elena Anaya), uma alma gémea a quem o casamento com o intempestivo pintor Paco (Sergi López) também traz sofrimento. Enquanto Sue passa os seus dias com Philippe, a relação entre Mort e Jo aprofunda-se e ele reaviva o seu amor pelo cinema clássico. Ao refletir sobre a sua vida através do prisma desses grandes filmes, Mort encontra uma renovada esperança no futuro.”

 

Louis Garrel

Gina Gershon
Wallace Shawn

 

Elena Anaya

O filme foi abertura, no ano passado, do próprio Festival de Cinema espanhol San Sebastián, cujas entrevistas confrontaram o elenco acerca de trabalhar com Woody Allen, no seguimento de alegadas acusações no âmbito do movimento #metoo.

O filme estreia, este ano, em Portugal, na mesma altura que o Festival espanhol de San Sebastián acontece, contando com a presença de Louis Garrel que apresenta o seu filme “La Croisade” e confirmou ir estar presente, este Novembro, no Festival de Cinema português LEFFEST, a realizar em Lisboa e Sintra, entre os dias dez e vinte e um.

O realizador Woody Allen conta com uma extensa carreira de realização e argumento, nomeadamente, “A Rainy Day in New York” (2019), “Wonder Wheel” (2017), “Café Society” (2016), “Homem Irracional” (2015), “Magic in the Moonlight” (2014), “Blue Jasmine” (2013), “To Rome With Love” (2012), “Midnight in Paris” (2011) com três nomeações aos Oscar, “Vicky Cristina Barcelona” (2008), entre outros.

 

Assista aqui ao trailer.

 

Skip to content