Robert Redford, lenda do cinema norte-americano, morre aos 89 anos

Robert Redford é ainda conhecido por ter fundado o Festival de Cinema de Sundance e por ter ganho o Óscar para Melhor Realizador e Melhor Filme em 1980 por “Gente Vulgar”
Robert Redford Robert Redford

Robert Redford, o lendário ator norte-americano, conhecido pelos seus papéis em “Dois Homens e um Destino” ou “Os Três Dias do Condor”, morreu esta terça feira aos 89 anos de idade.

Robert Redford é ainda conhecido por ter fundado o Festival de Cinema de Sundance e por ter ganho o Óscar para Melhor Realizador e Melhor Filme em 1980 por “Gente Vulgar”.

O seu papel na criação da Fundação Sundance, a organização não governamental que organiza o Festival de Sundance, ajudou a impulsionar o cinema independente do final dos anos 80, início dos anos 90. Daqui sairiam, até aos dias de hoje, filmes que granjeariam enorme sucesso, como “Cães Danados”, “O Projecto Blair Witch”, “Donnie Darko” e “Coda”.

banner 11 2025 1
Publicidade

A sua visão para a criação de filmes e novos talentos no âmbito do cinema independente, bem como a sua paixão pelas questões ambientais, levaram-no a estabelecer a base do Festival em Sundance, no Utah, alegando querer fazê-lo por ser um local de mais difícil acesso e longe dos habituais centros do cinema comercial.

Foi no Utah que decidiu viver, para estar em contacto com a natureza, mas também com os extremos climáticos. Apesar da sua fama, não era isso que o movimentava e foi ali que comprou um pedaço de terra e construiu uma cabana pelas próprias mãos, retirando-se para a sua privacidade.

Redford era ainda um fervoroso ativista pelas causa ambientais, tendo fundado o Redford Center em 2005 com a ajuda do filho James Redford, que tinha por objetivo usar os filmes para impulsionar a ação climática.

No ativo desde o final dos anos 50, Redford passou pela televisão e pelo teatro em Nova Iorque, mas foi com “Dois Homens e um Destino”, um western sobre dois ladrões de bancos, onde contracenou com Paul Newman, que Redford ganhou notoriedade. Voltaria a encontrar Newman em “A Golpada”, de 1973, outro dos seus clássicos.

Redford ficou conhecido ainda pelos seus papéis em “O Candidato”, “Os Homens do Presidente” e “O Nosso Amor de Ontem”. Foi ainda um bem sucedido realizador, com títulos como “Quiz Show” ou “O Encantador de Cavalos”, onde contracena com Scarlett Johansson e Kristin Scott Thomas.

Teve ainda uma carreira como ator que se estendeu até muito recentemente, surgindo ao lado de Jane Fonda em 2017 em “Nós, ao Anoitecer”, filme da Netflix, ou “O Cavalheiro com Arma”, em 2018.

O seu último papel seria em “Vingadores: Endgame” (2019), onde retomaria o seu papel como Alexander Pierce, líder da Hidra, contracenando com outros veteranos, como Michael Douglas e Tilda Swinton.