Shortcutz Xpress Viseu 2014_2

Realizou-se ontem em Viseu, no Teatro Viriato, uma sessão especial do 1º aniversário do Shortcutz Xpress Viseu que contou com casa cheia para festejar o melhor do cinema curto feito em Portugal. Durante a sessão, que contou com a presença de alguns dos representantes das cidades Shortcutz, foram exibidas algumas curtas-metragens premiadas e foram revelados os vencedores das várias categorias em competição. Assim, a curta “Bílis Negra”, de Nuno Sá Pessoa, foi considerada a Melhor Curta do Ano e ainda venceu na categoria de Melhor Ator (João Craveiro). “Chico Malha”, de Guilherme Gomes e Miguel Reis, vence também em duas categorias, a de Melhor Atriz (Joana de Brito) e Melhor Edição. O prémio de Melhor Realizador foi para José Retré, pela curta “Perto”. É de louvar este tipo de iniciativas, sobretudo quando são feitas por pessoas que tem paixão em divulgar e passar o gosto de ver cinema.

A organização do Shortcutz Xpress Viseu partilhou a seguinte mensagem no seu facebook oficial: ” Hoje comemorámos o nosso primeiro aniversário. Foi uma festa fantástica durante todo o fim de semana. A família Shortcutz reuniu-se quase toda em Viseu e, para além do amor que todos os ‘shortcutzers’ sentem pelo cinema-curto português, foram momentos de convívio deliciosos. A sessão especial aconteceu no Teatro Viriato, na sala de espectáculos mais bonita de Viseu. Tivemos imensos nomeados que nos deixaram muito orgulhosos com a sua presença e quase todos os premiados estiveram na sala do Teatro. Muito obrigado a todos os que nos ajudaram a fazer esta festa do cinema-curto na cidade mais pequenina da fabulosa rede Shortcutz! Obrigado do coração às cidades Shortcutz presentes e ausentes! Obrigado ao público presente, a todos os nomeados e vencedores! Muito obrigado à SÓ SABÃO, ao Hotel Moinho de Vento e à Câmara Municipal de Viseu por todo o apoio que deram a esta comemoração.”.

Cinema 7ª Arte (C7A) conversou com os dois responsáveis pelo Shortcutz Xpress Viseu (SXV), Carlos Salvador e Luís Belo (Ler Entrevista Aqui).

Vencedores

Melhor Curta-Metragem

Bílis Negra, de Nuno Sá Pessoa

Melhor Realizador

José Retré, Perto

Melhor Ator

João Craveiro, Bílis Negra

Melhor Atriz

Joana de Brito, Chico Malha

Melhor Argumento

Herculano, Célia Costa e Filipa Poppe

Melhor Fotografia

Leonor Teles, O Sítio Onde as Raposas Dizem Boa Noite

Melhor Edição

Chico Malha, Guilherme Gomes e Miguel Reis