Realizou-se ontem em Viseu, no Teatro Viriato, uma sessão especial do 1º aniversário do Shortcutz Xpress Viseu que contou com casa cheia para festejar o melhor do cinema curto feito em Portugal. Durante a sessão, que contou com a presença de alguns dos representantes das cidades Shortcutz, foram exibidas algumas curtas-metragens premiadas e foram revelados os vencedores das várias categorias em competição. Assim, a curta “Bílis Negra”, de Nuno Sá Pessoa, foi considerada a Melhor Curta do Ano e ainda venceu na categoria de Melhor Ator (João Craveiro). “Chico Malha”, de Guilherme Gomes e Miguel Reis, vence também em duas categorias, a de Melhor Atriz (Joana de Brito) e Melhor Edição. O prémio de Melhor Realizador foi para José Retré, pela curta “Perto”. É de louvar este tipo de iniciativas, sobretudo quando são feitas por pessoas que tem paixão em divulgar e passar o gosto de ver cinema.
A organização do Shortcutz Xpress Viseu partilhou a seguinte mensagem no seu facebook oficial: ” Hoje comemorámos o nosso primeiro aniversário. Foi uma festa fantástica durante todo o fim de semana. A família Shortcutz reuniu-se quase toda em Viseu e, para além do amor que todos os ‘shortcutzers’ sentem pelo cinema-curto português, foram momentos de convívio deliciosos. A sessão especial aconteceu no Teatro Viriato, na sala de espectáculos mais bonita de Viseu. Tivemos imensos nomeados que nos deixaram muito orgulhosos com a sua presença e quase todos os premiados estiveram na sala do Teatro. Muito obrigado a todos os que nos ajudaram a fazer esta festa do cinema-curto na cidade mais pequenina da fabulosa rede Shortcutz! Obrigado do coração às cidades Shortcutz presentes e ausentes! Obrigado ao público presente, a todos os nomeados e vencedores! Muito obrigado à SÓ SABÃO, ao Hotel Moinho de Vento e à Câmara Municipal de Viseu por todo o apoio que deram a esta comemoração.”.
O Cinema 7ª Arte (C7A) conversou com os dois responsáveis pelo Shortcutz Xpress Viseu (SXV), Carlos Salvador e Luís Belo (Ler Entrevista Aqui).
Vencedores
Bílis Negra, de Nuno Sá Pessoa
Melhor Realizador
José Retré, Perto
Melhor Ator
João Craveiro, Bílis Negra
Melhor Atriz
Joana de Brito, Chico Malha
Melhor Argumento
Herculano, Célia Costa e Filipa Poppe
Melhor Fotografia
Leonor Teles, O Sítio Onde as Raposas Dizem Boa Noite
Melhor Edição
Chico Malha, Guilherme Gomes e Miguel Reis