“Shrek” regressa aos cinemas para o 20.º aniversário nos EUA

Shrek-2001-1

O grande sucesso da DreamWorks Animation, “Shrek” (2001), vai regressar às salas de cinema dos EUA, em formato 4K, para assinalar o seu 20.º aniversário.

Estreado comercialmente a 18 de maio de 2001 (a 7 de junho nos cinemas portugueses), o icónico filme de animação da DreamWorks, realizado por Andrew Adamson e Vicky Jenson, vai ser reposto nos cinemas pelas mãos da Fathom Events durante três noites (25, 28 e 29 de abril). A 11 de maio será lançado em4K Ultra HD em Blu-ray e em DVD, que inclui mais de quatro horas de material bónus.

“Estamos muito satisfeitos com a parceria entre a Universal e a DreamWorks Animation para trazer ‘Shrek’ de volta à grande tela no seu 20.º aniversário”, disse o vice-presidente de Relações de Estúdio da Fathom Events, Tom Lucas, em comunicado. “Este precioso filme de animação tem um apelo multigeracional duradouro e é um ótimo dia no cinema para toda a família.”

Com vozes de Mike Myers, Eddie Murphy, Cameron Diaz e John Lithgow, e com uma banda sonora notável pelo uso da música popular (como Smash Mouth e Eels), o filme foi um enorme sucesso global tendo acumulado uma receita no valor de mais de 484 milhões de dólares em todo o mundo e fez história ao ser o primeiro filme a vencer o Óscar de Melhor Filme de Animação.

Em 2020 “Shrek” foi selecionado para se preservado pela Biblioteca do Congresso norte-americano (National Film Registry), o que faz como que seja o primeiro filme de animação da DreamWorks e o primeiro filme de animação que não é da Disney a ter essa honra única.

O enorme sucesso do filme levou o estúdio a produzir mais três sequelas, “Shrek 2” (2004), “Shrek o Terceiro” (2007) e “Shrek Para Sempre” (2010), e ainda um spin-off, “O Gato das Botas” (2011). Há rumores de que se encontra em pré-produção um quinto filme, “Shrek 5”.

Skip to content