“Thirteen Lives”: adiado lançamento do novo filme de Ron Howard sobre resgate na Tailândia

Resgate Tailândia Tham Luang (2018)

A MGM decidiu adiar o lançamento de “Thirteen Lives”, novo projeto do realizador Ron Howard. A decisão veio após o filme obter as melhores pontuações da história da produtora em exibições teste. Confiando no potencial do longa para a temporada de premiações de 2023, a estreia foi alterada de abril para 18 de novembro de 2022 (via Deadline). O longa é inspirado na história verídica do resgate a uma gruta tailandesa em 2018.

Para quem está por fora, “Thirteen Lives”, o próximo filme da MGM, com realização de Ron Howard, conta o drama do resgate da caverna de Tham Luang, na Tailândia, um dos acontecimentos de maior repercussão em 2018. Em 23 de junho daquele ano, a equipe de futebol dos Javalis Selvagens e seu treinador ficaram presos na caverna de Tham Luang, por causa das fortes chuvas na região. O time era composto por 12 meninos, com idades entre 11 e 16 anos. Todos os atletas e o técnico foram resgatados com vida ao longo de 18 dias. Infelizmente, Saman Gunan, um mergulhador voluntário da equipe de resgate, faleceu na operação.

Adolescentes do time de futebol “Os Javalis Selvagens” posam com seu treinador no centro de visitantes da caverna de Tham Luang – Foto: Jittrapon Kaicome/AFP

O elenco internacional do longa é composto pelo três vezes indicado ao Óscar de Melhor Ator Viggo Mortensen, Colin Farrel e Joel Edgerton, a quem se juntam Weir Sukollawat (“Malila”), Thiraphat Sajakul (“The Serpent”), Sahajak Boonthanakit (“The Serpent”), Vithaya Pansringarm (“The Prey”), Teeradon ‘James’ Supapunpinyo (“Bad Genius”), Nophand Boonyai (“Only God Forgives”), Tom Bateman (“Death on the Nile”), Paul Gleeson (“The Thin Red Line”) e Lewis Fitz-Gerald (“Pitch Black”).

Como noticiado ano passado, Mortensen (“Green Book“) será Richad Stanton, da Cave Rescue Organization e British Cave Rescue Council, Farrel será o mergulhador veterano, John Volanthen, especializado em exploração de caves e resgates aquáticos, e parte da South and Mid Wales Cave Rescue e do British Cave Rescue Council – Em 2019, Stanton e Volanthen foram laureados com a medalha George Medal pela bravura.

thirteen-lives-2022
Viggo Mortensen / Colin Farrell

Já o realizador, argumentista, produtor e ator australiano Joel Edgerton será Dr. Richard Harris, anestesista e mergulhador de cavernas com mais de 30 anos de experiência, e com vários prémios relacionados com a área de exploração de cavernas.

Além de dirigir, Howard produz o longa junto a Brian Grazer e Karen Lunder, através da Imagine Entertainment. Produzem também P.J. van Sandwijk, por meio da Storyteller Productions, e Gabrielle Tana da Magnolia Mae. O argumento original é de William Nicholson, indicado ao Óscar de Melhor Argumento Adaptado por “Shadowlands – Dois Estranhos e Um Destino” e ao Óscar de Melhor Argumento Original por “Gladiador”.

A produção começou em março de 2021, o filme foi filmado em locações na Austrália e na Tailândia. A MGM será a responsável pela sua distribuição nos EUA com a United Artists Releasing, e a nível internacional passará o filme para as mãos da Universal Pictures International.

“Thirteen Lives” chega nos cinemas americanos em 18 de novembro.

Skip to content