TIFF 2021: Programação e Riz Ahmed como presidente do Júri

O Festival Internacional de Cinema de Toronto de 2021, que se realiza entre 9 e 18 de Setembro, acaba de anunciar a programação completa da competição Platform e da ShortCuts, bem como que será o actor Oscar Riz Ahmed (“Sound of Metal”, 2019), o indicado a presidir ao júri da edição deste ano.

Oscar Riz Ahmed  afirma: “Estou honrado por ser nomeado presidente do júri da plataforma do TIFF deste ano e por fazer parte do TIFF com a Encounter”. O TIFF sempre foi um festival que mostra o cinema ousado no cenário global. O seu compromisso em celebrar pequenos filmes independentes, como Sound of Metal, teve um impacto muito significativo na minha carreira e em muitas outras. Estou ansioso para assistir a todas as selecções deste ano e trabalhar ao lado dos meus colegas membros do júri. ”

O TIFF apresentará uma retrospectiva especial da Cinemateca TIFF, do artista Abenaki, sobre o cineasta, cantor, escritor e ativista Alanis Obomsawin, intitulada Celebrating Alanis. Com curadoria de Jason Ryle, esta apresentação de filmes abrange as vastas realizações de Obomsawin e é apresentada em conjunto com o National Film Board of Canada.

O TIFF revelou a programação de Short Cuts deste ano, que pode ser consultada aqui, e que compreende trinta e oito novas narrativas de acção ao vivo, documentários e curtas de animação de um grupo diversificado de cineastas que representam vinte e dois países. Junto com trabalhos de talentos emergentes de todo o mundo, o programa inclui novos filmes de ex-alunos do TIFF como Zacharias Kunuk, Albert Shin, Matias Piñeiro, Lois Patiño e Seth A. Smith. Desta competição de curtas faz parte a coprodução portuguesa “Sycorax”, realizada pelo espanhol Lois Patiño e pelo argentino Matías Piñeiro, sobre uma das personagens femininas mais misteriosas de Shakespeare.

O TIFF anunciou ainda a programação completa da competição Platform, que conta com os seguintes nomeados:

Arthur Rambo

Laurent Cantet | France

World Premiere

Drunken Birds (Les oiseaux ivres)

Ivan Grbovic | Canada

World Premiere

Earwig

Lucile Hadžihalilović | United Kingdom/France/Belgium

World Premiere

Huda’s Salon

Hany Abu-Assad | Palestine/Egypt/Netherlands/Qatar

World Premiere

Mlungu Wam (Good Madam) (Mlungu Wam)

Jenna Cato Bass | South Africa

World Premiere

Montana Story

Scott McGehee, David Siegel | USA

World Premiere

Silent Land (Cicha Ziemia)

Aga Woszczyńska | Poland/Italy/Czech Republic

World Premiere

Yuni

Kamila Andini | Singapore/France/Indonesia/Australia

World Premiere

Sabe-se ainda que“Diários de Otsoga”, de Maureen Fazendeiro e Miguel Gomes, recém-estreado no Festival Internacional de Curtas de Vila do Conde, é uma das seis longas que integram a secção Wavelengths. Este filme foi rodado em 2020, já em plena pandemia da Covid-19, conta com os actores Crista Alfaiate, Carloto Cotta e João Nunes Monteiro, e mostra os actores, realizadores e toda a equipa técnica confinada numa casa.

A 46.ª edição do TIFF é codirigida pela programadora portuguesa Joana Vicente.

 

Skip to content