festival-toronto-tiff-1

Toronto 2020: Realiza-se em setembro com várias mudanças

O Festival Internacional de Cinema de Toronto (mais conhecido por TIFF) confirmou que se vai realizar neste ano de pandemia, mas numa edição híbrida, entre exibições físicas e online, terá uma lista de filmes drasticamente reduzida, 50, e cinco programas de curtas-metragens, a realizar-se de 10 a 19 de setembro.

À medida que a programação do Festival 2020 é composta, a organização da 45.ª edição do TIFF revelou já vários filmes a integrarem a seleção oficial: “Amonite”, de Francis Lee (Reino Unido), Another Round”, de Thomas Vinterberg (Dinamarca), “Bruised”, de Halle Berry (EUA), “Concrete Cowboys”, de Ricky Staub (EUA), “Fauna”, de Nicolás Pereda (México/Canada), “Good Joe Bell”, de Reinaldo Marcus Green (EUA), “Spring Blossom”, de Suzanne Lindon (França), e “True Mothers”, de Naomi Kawase (Japão). Mais filmes serão revelados nas próximas semanas.

Os primeiros cinco dias do festival vão decorrer com sessões presenciais, nas salas do TIFF, outras em drive-ins e ao ar livre. Pela primeira vez na sua história, o TIFF vai lançar uma plataforma digital para o festival, oferecendo novas oportunidades de conexão com o público fora de Toronto. A TIFF fez uma parceria com a Shift72 para desenvolver esta plataforma online. Ao longo dos 10 dias, a plataforma vai disponibilizar exibições digitais, além de inúmeras palestras, conversas interativas e eventos especiais.

“A pandemia atingiu muito o TIFF, mas respondemos voltando à nossa inspiração original – trazer o melhor do cinema para o público mais amplo possível”, disse Cameron Bailey, diretor artístico e codiretor do TIFF. Este acrescentou ainda que uma seleção mais rigorosa traria “a mesma qualidade e o alcance que se esperaria (…) As nossas equipas tiveram de repensar tudo e abrir as nossas mentes para novas ideias (…) Ouvimos os apelos urgentes deste ano por uma maior representação de vozes sub-representadas.”

O TIFF vai receber 50 embaixadores, entre cineastas e atores famosos convidados para ajudar o TIFF, como: Ava DuVernay, Taika Waititi, Anurag Kashyap, Nicole Kidman, Martin Scorsese, Nadine Labaki, Alfonso Cuarón, Tantoo Cardeal, Riz Ahmed, Rian Johnson, Jason Reitman, Isabelle Huppert, Claire Denis, Atom Egoyan, Priyanka Chopra e Viggo Mortensen, Zhang Ziyi, David Oyelowo, Lulu Wang, Rosamund Pike, Sarah Gadon e Denis Villeneuve.