Na história do cinema vários filmes apareceram como candidatos a filme mais rentável de sempre, ou pelo menos, a filme com maiores receitas de bilheteira. James Cameron foi por exemplo até muito recentemente o único homem capaz de se orgulhar de ter os dois filmes que ocupavam o segundo e o primeiro lugar da lista: “Titanic” (1997) e “Avatar” (2009), respectivamente.

Após o sucesso planetário que foi “Vingadores: Endgame”, realizado por Anthony Russo e Joe Russo,  a Marvel Studios, e mais concretamente, a Walt Disney Studios (produtora-mãe dos filmes Marvel) resolveu trazer o seu mais recente blockbuster para mais uma temporada nas salas de cinema e assim roubar o primeiro lugar do pódio de receitas, com um total de mais de 2.79 mil milhões de dólares, devendo bastante aos mercados estrangeiros, principalmente Chinês, onde as receitas para Hollywood são cada vez maiores e cada vez ditam mais e mais o sucesso económico dos grandes filmes americanos.

Em Portugal o filme da Marvel lidera o ranking de filmes mais vistos em 2019, com 665.597 espectadores e uma receita bruta de 3.861.343,61€, segundo dados do ICA.

A grande vencedora é a Walt Disney. O estúdio do Rato Mickey mostrou recentemente todo o seu poder ao comprar a produtora FOX e várias das suas subsidiarias por 71 mil milhões de dólares (dando-lhes curiosamente os direitos de “Titanic” e “Avatar”) e esta nova conquista serve apenas para deixar bem claro que existe um novo titã com um poder quase monopolista na industria do cinema.

É curioso no entanto que foi um filme baseado em banda-desenhada a destronar “Avatar”. O que muitos pensavam ser uma moda passageira é agora uma das maiores fontes de riqueza para as salas de cinema e Kevin Feige, o executivo principal da Marvel Studios, que agradeceu às equipas da Marvel e da Disney e aos fãs de todo o mundo.

Do outro lado, James Cameron lançou um pequeno poster no Twitter também a dar os parabéns aos novos donos do pódio:

Atualmente oito dos dez filmes mais lucrativos de sempre são agora propriedade da Walt Disney:

1.º – Vingadores: Endgame (2019) – Disney
2.º – Avatar (2009) – Disney
3.º – Titanic (1997) – Disney
4.º –
Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força (2015) – Disney
5.º – Vingadores: Guerra do Infinito (2018) – Disney
6.º –
Mundo Jurássico (2015)
7.º – Os Vingadores (2012) – Disney
8.º – Velocidade Furiosa 7 (2015)
9.º – Vingadores: A Era de Ultron” (2015) – Disney
10.º – Black Panther (2018) – Disney