O Cine Clube de Viseu (CCV) abriu as candidaturas para a 7ª edição do VISTACURTA – Festival de Curtas de Viseu, que é um festival composto por filmes realizados no distrito de Viseu, por autores de Viseu, ou sobre temas e realidades transversais à região. Curtas-metragens de ficção, documentário, animação ou filmes de escolas podem, agora, candidatar-se a prémios no valor de 2.000€. As inscrições estão abertas até ao dia 30 de junho de 2016.

São aceites todos os filmes que não excedam os 30 minutos de duração, produzidas desde 2013, e que preencham um dos seguintes requisitos: filmes realizados no distrito de Viseu, por autores do distrito de Viseu, sobre temas/histórias/realidades transversais à região e sua identidade. São admitidos filmes de ficção, documentário, animação, filmes experimentais e vídeos musicais.  Não há limite ao número de obras que cada realizador/produtor pode apresentar ao Festival. Não serão admitidos a concurso filmes enviados nas edições anteriores do VISTACURTA. A inscrição é gratuita.

Os filmes irão ser premiados em duas categorias, Melhor Ficção e Melhor Documentário. Para a categoria de Ficção são admitidos filmes de animação, filmes experimentais, filmes escolares e vídeos musicais. O prémio atribuído este ano é de 1000€. Os filmes seleccionados para competição serão apresentados de 28 de setembro a 1 de outubro, em Viseu.

Na edição de 2015, os vencedores foram “Os Prisioneiros” de Margarida Madeira (Melhor Filme) e “Atopia” de Luís Azevedo e Alexandre Marinho (Melhor Documentário).

“O VISTACURTA é um festival criado em 2010 para destacar a produção audiovisual associada à região de Viseu. As primeiras seis edições revelaram um importante tecido criativo, com toda a diversidade que manifesta, do documentário à animação, ficção e cinema experimental, colocando a curta-metragem no radar dos principais focos criativos da região.”

vistacurta 2016_1

Fonte: VISTACURTA