10.ª edição do Desobedoc leva Palestina e descolonização ao Cinema Trindade

De 8 a 10 de novembro, o Cinema Trindade recebe mais um Desobedoc, desta vez virado para a história da ocupação da Palestina e de outros territórios, como o Sahara Ocidental.
"The Hour of Liberation has Arrived" (1974), de Heiny Srour "The Hour of Liberation has Arrived" (1974), de Heiny Srour
"The Hour of Liberation has Arrived" (1974), de Heiny Srour

Desobedoc – Mostra de Cinema Insubmisso regressa ao Cinema Trindade, no Porto, entre os dias 8 e 10 de novembro, com 25 filmes para “pensar e debater a resistência à ocupação de territórios e memórias, da Palestina ao Sahara Ocidental, passando por Omã, Guiné, Angola e Portugal.”

O programa conta com alguns filmes raros, poucas vezes exibidos em Portugal e com filmes recentes, também poucas vezes mostrados por cá, como o documentário palestino mais falado na Berlinale 2024, “No Other Land” (2024), de Yuval Abraham, Rachel Szor, Basel Adra e Hamdan Ballal, e que contará com comentário de Catarina Martins. Também o filme “Journey into Gaza” (2024), do jovem italiano Piero Usberti, será exibido, tendo a honra de abrir esta edição do Desobedoc, na sexta-feira, dia 8 de novembro.

banner slider 2024 header 2 1

No sábado, a organização destaca a estreia do documentário“El Cuento de los Medios” e as curtas de Welket Bungué (ambas com presença dos realizadores), bem como as sessões Arquitetura e Ocupação (com cinco curtas e presença de uma das realizadoras, Ana Naomi de Sousa) e Mulheres na Palestina, com curtas de Jocelyne Saab, Mahasen Naser-Eldin, Feda Naser e Walaa Saada (jovem realizadora recentemente assassinada pelas forças israelitas).

O último dia da mostra de cinema arranca de manhã, às 10h30 de domingo, para “o já habitual Desobedoquinho (para os mais pequenos) e em simultâneo uma sessão evocativa de Jean Genet.” No mesmo dia serão exibidos ainda dois clássicos: “Le sahara n’est pas à vendre” (1977) de Jocelyne Saab e “The Hour of Liberation has Arrived” (1974), que fez de Heiny Srour a primeira mulher árabe a apresentar um filme no Festival de Cannes. Este último será comentado por Marisa Matias.

O Desobedoc é uma iniciativa organizada pela Cultra e a transform! europe, em parceria com o The Left e o Bloco de Esquerda.

desobedoc porto 2024 1 2

Skip to content