O Desobedoc – Mostra de Cinema Insubmisso regressa ao Cinema Trindade, no Porto, entre os dias 8 e 10 de novembro, com 25 filmes para “pensar e debater a resistência à ocupação de territórios e memórias, da Palestina ao Sahara Ocidental, passando por Omã, Guiné, Angola e Portugal.”
O programa conta com alguns filmes raros, poucas vezes exibidos em Portugal e com filmes recentes, também poucas vezes mostrados por cá, como o documentário palestino mais falado na Berlinale 2024, “No Other Land” (2024), de Yuval Abraham, Rachel Szor, Basel Adra e Hamdan Ballal, e que contará com comentário de Catarina Martins. Também o filme “Journey into Gaza” (2024), do jovem italiano Piero Usberti, será exibido, tendo a honra de abrir esta edição do Desobedoc, na sexta-feira, dia 8 de novembro.
No sábado, a organização destaca a estreia do documentário“El Cuento de los Medios” e as curtas de Welket Bungué (ambas com presença dos realizadores), bem como as sessões Arquitetura e Ocupação (com cinco curtas e presença de uma das realizadoras, Ana Naomi de Sousa) e Mulheres na Palestina, com curtas de Jocelyne Saab, Mahasen Naser-Eldin, Feda Naser e Walaa Saada (jovem realizadora recentemente assassinada pelas forças israelitas).
O último dia da mostra de cinema arranca de manhã, às 10h30 de domingo, para “o já habitual Desobedoquinho (para os mais pequenos) e em simultâneo uma sessão evocativa de Jean Genet.” No mesmo dia serão exibidos ainda dois clássicos: “Le sahara n’est pas à vendre” (1977) de Jocelyne Saab e “The Hour of Liberation has Arrived” (1974), que fez de Heiny Srour a primeira mulher árabe a apresentar um filme no Festival de Cannes. Este último será comentado por Marisa Matias.
O Desobedoc é uma iniciativa organizada pela Cultra e a transform! europe, em parceria com o The Left e o Bloco de Esquerda.