O Dia Mais Curto, a grande festa da curta-metragem, está de regresso a Portugal para a sua quarta edição, em 34 localidades. Todos os anos, por volta do dia 21 de dezembro, o hemisfério norte entra na estação mais fria devido ao Solstício de Inverno, naquele que é o dia mais curto do ano. Este fenómeno astronómico inspirou a criação da festa que celebra o cinema no formato curto: O Dia Mais Curto. A ideia, que nasceu em França em 2012, rapidamente alcançou uma dimensão internacional sendo, atualmente, celebrada em simultâneo em dezenas de países. Em Portugal, o evento é organizado pela Agência da Curta Metragem e vai percorrer novamente o país de norte a sul passando também pelos arquipélagos.

Abrantes, Albufeira, Almada, Amadora, Amarante, Barcelos, Braga, Cascais, Castro Verde, Coimbra, Constância, Elvas, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Guimarães, Lajes do Pico, Leça da Palmeira, Leiria, Lisboa, Maia, Matosinhos, Oeiras, Ponta Delgada, Ponta do Sol, Porto, Sardoal, Setúbal, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia, Vila Real e Viseu vão receber uma seleção de curtas-metragens, nacionais e internacionais, para adultos e crianças, nos mais variados locais de projeção. Para além das salas de cinema, algumas das sessões terão lugar em espaços inesperados como a piscina do Santana Hotel & SPA, as carruagens e estações do Metro do Porto, as lojas Fnac, ou na Internet e televisão.

Na televisão, o Cinemax RTP e o Curtas Às Quartas dos Canais TVCine & Séries dedicam programas especiais à iniciativa no dia 21 de dezembro. No Curtas Às Quartas será possível assistir a filmes como “Boa Noite Cinderela” de Carlos Conceição, “Canção de Amor e Saúde” de João Nicolau, “Coro dos Amantes” de Tiago Guedes, “Balada de um Batráquio” de Leonor Teles e “Bué Sabi” de Patrícia Vidar Delgado.

Este ano, O Dia Mais Curto também acontece na Internet. Entre os dias 14 e 21 de dezembro, a Agência da Curta Metragem disponibiliza cinco filmes portugueses, galardoados internacionalmente, para visualização gratuita online: “Abraço do Vento” de José Miguel Ribeiro, “Rapace” de João Nicolau, “Amélia & Duarte” de Alice Guimarães e Mónica Santos, “Vicky and Sam” de Nuno Rocha e “A Olhar Para Cima” de João Figueiras. A sessão ficará disponível a partir de 14 de dezembro no site da Agência da Curta Metragem.

Fonte: O Dia Mais Curto