5.ª edição do Atlàntida Film Fest chega à Filmin este mês

Atlantida-Film-Fest-Filmin-2022-1 Atlantida-Film-Fest-Filmin-2022-1

Está de regresso o International Atlàntida Film Fest, para a sua quinta edição, o festival de cinema online dedicado ao cinema europeu que decorre de 16 de dezembro a 16 de janeiro de 2023, na casa habitual, a plataforma streaming Filmin Portugal.

O festival internacional, que conta com 16 filmes que são estreias nacionais e exclusivos, está a decorrer em Portugal Sérvia, Grécia, Roménia e Albânia. O Atlàntida Film Fest “pretende dar a conhecer ao público uma seleção de filmes europeus que nunca foram exibidos nas salas”. Os filmes são produções de França, Reino Unido, Alemanha, Espanha, Suíça, Grécia, Ucrânia, Polónia, Dinamarca e Finlândia.

O lançamento do festival acontece no dia 16 de dezembro de 2022, na Filmin, mas haverá também uma sessão especial presencial no Cinema Fernando Lopes, pelas 21h30, com a exibição de “DAU: Natasha”, dos russos Ilya Khrzhanovskiy e Jekaterina Oertel, vencedor do Outstanding Artistic Contribution no Festival de Berlim 2020

“DAU: Natasha”, uma estrela nacional, é a “primeira parte do megaprojecto cinematográfico DAU (…) um trabalho cru e ambicioso que envolveu dez anos de rodagem, 700 horas de filmagens e centenas de actores a viverem num cenário de 12.000 metros quadrados. A acção tem lugar num instituto secreto de investigação científica da URSS, através dos olhos de uma empregada de mesa no restaurante do centro, e reflecte sobre a vigilância e o totalitarismo na antiga superpotência. Álcool, sexo, violência e terror num dos filmes mais radicais dos últimos anos. Urso de Prata no Festival de Cinema de Berlim.”

DAU-Natasha-2020
“DAU: Natasha” (2020), dos russos Ilya Khrzhanovskiy e Jekaterina Oertel

A Filmin destaca ainda a estreia de um filme original, de produção própria, “Oswald, O Falsificador”, de Kike Maíllo, sobre o maior falsificador da história de Espanha, Oswald Aulestia Bach, um artista catalão.

Vencedor do 12.º Atlàntida Mallorca Film Fest, “Softie”, de Samuel Theis, também fará parte da programação. Um coming-of-age longe de qualquer cliché, surpreendente, delicado, profundo e arriscado: um pequeno milagre. O filme esteve nomeado para a Queer Palm do Festival de Cannes.

O vencedor de uma Menção Especial no Festival de Locarno e do prémio do público do 12.º Atlàntida Mallorca Film Fest, “Soul of a Beast”, de Lorenz Merz, estará também disponível na Filmin. “Um pai adolescente, um amigo traído e uma mulher misteriosa formam o triângulo amoroso desta fantasia apocalíptica primorosamente filmada, na qual ‘Ghost Dog’ e ‘Clímax’ se cruzam.”

Esta edição conta ainda com uma programação para os mais novos, com a série de animação francesa, “Pequenos mundos da Poesia”. “Através dos poemas de autores franceses de renome como Apollinaire, Prevert ou Chedid, entramos em mundos fantásticos cheios de cor que ganham vida graças à imaginação ilimitada dos seus animadores, jovens licenciados das mais prestigiadas escolas de animação em França.”

O programa conta ainda com filmes premiados em diversos festivais europeus que abordam questões políticas e sociais tão atuais e prementes como a crise dos refugiados, o movimento pelos direitos LGBTQIA+ ou o assédio sexual.

O Atlàntida Film Fest acontece com a colaboração do Institut Ramon Llull, Câmara Municipal de Mallorca (Ayuntamiento de Mallorca) e o Creative Europe. A partir de dia 16 de dezembro os filmes vão estar disponíveis na Filmin Portugal para todos os subscritores.

Programa International Atlàntida Film Fest:

Programação:

Oswald, O Falsificador, de Kike Maíllo
Softie, de Samuel Theis
Jusqui’ici, Tout Va, de Francesc Cuéllar
Soul of a Beast, de Lorenz Merz
Magnetic Fields, de Yorgos Gousis
DAU: Natasha, de Ilya Khrzhanovskiy, Jekaterina Oertel
Other People, de Aleksandra Terpinska
Calais, Mon Amour, de Jérémie Elkaïm
JERK, de Gisèle Vienne
Miss Osaka, Daniel Dencik
Fail Better, de Eva Garrido
Heartbeast, de Aino Suni
Sicily without deaths, de Lluís Prieto (série)
The Barcelona Vampiress, de Lluís Danés
Tomorrow, Then, de David Moragas (curta-metragem)
The Stranger, de Oriol Guanyabens (curta-metragem)

Programação Infantil:

Pequenos mundos da Poesia

Fonte: Filmin

Skip to content