O documentário “66 Cinemas”, do alemão Philipp Hartmann, vai estrear a 3 de dezembro em exclusivo no videoclube da Zero em Comportamento e não no Cinema City Alvalade como estava inicialmente previsto.
“66 Cinemas” retrata algumas das 66 salas de cinema alemãs que Philipp Hartmann visitou em 2014/15 como parte de uma digressão pelos cinemas com seu filme anterior “O tempo voa como um leão que ruge”, e dá-nos um panorama da realidade que os pequenos cinemas independentes viveram ou estão a viver. Apesar de muitas semelhanças – todos têm que reagir às consequências da digitalização, às mudanças de hábitos de visualização do público ou aos desafios económicos – é evidente que cada cinema encontra os seus próprios caminhos e estratégias, sempre fortemente marcados pelo empenho dos operadores e colaboradores.
A associação Zero em Comportamento justifica esta decisão decorrente das condicionantes trazidas pela pandemia da COVID-19. “Mas, porque a Zero em Comportamento acredita no valor deste filme e na importância de ser visto pelo público, até pela temática que aborda (as dificuldades de sobrevivência dos pequenos cinemas independentes e de autor, que, nesta fase, atravessam um período especialmente crítico), decidimos avançar com a estreia na mesma, mas em exclusivo no Videoclube Zero em Comportamento”.
“Esta alteração traz uma vantagem: além do público que iria vê-lo ao Cinema City Alvalade, o documentário passa a chegar em simultâneo a muito mais pessoas, em qualquer ponto do país, aumentando as hipóteses de ser visto.”