Academia de Artes e Ciências Cinematográficas norte-americana anunciou esta semana a entrada de 928 novos membros, o que bate um novo recorde, tendo em conta que em 2017 foram convidados 744 membros. A Academia tem feito um esforço muito grande ao tentar incluir mais mulheres, pessoas de cor e cineastas internacionais nos últimos anos, visto que em 2015 entraram 322 membros e em 2016 entraram 683 membros.

Este ano, com os 928 artistas, oriundos de 59 países, cerca de 49% são do sexo feminino e, se todos aceitarem ser membros, irá aumentar a presença feminina de 25% para 31% no espaço de três anos. Cerca de 38% dos novos convidados são pessoas de cor, pelo que se todos aceitarem os convites, aumentará a  percentagem geral da Academia para 16%.

O processo de adesão à Academia é por patrocínio e não por candidatura. Os candidatos devem ser patrocinados (atualmente existem 17 patrocinadores) por dois membros da Academia para a qual o candidato solicita a admissão. Quem for nomeado para um Óscar fica automaticamente considerado para membro e não requerer de patrocinadores. O Conselho de Administração decide quais os indivíduos que recebem convites.

Os convites ainda têm de ser aceites pelos visados das várias áreas, desde atores, realizadores, argumentistas, diretores de fotografia, produção, etc. Entre os convidados encontra-se a conceituada e multipremiada realizadora portuguesa de animação, Regina Pessoa, autora dos filmes “História Trágica Com Final Feliz” (que fez parte da shortlist dos Óscares em 2007) e “Kali o Pequeno Vampiro”.

Entre os novos membros encontram-se 17 vencedores de Óscares e 92 nomeados aos Óscares. No ramo dos atores há 168 novos membros, o máximo de qualquer ramo. A lista é eclética e inclui muitos recém-chegados, como por exemplo: Timothée Chalamet, Eva Green, Ali Fazal, Léa Seydoux, Tiffany Haddish, Jennifer Grey, Daisy Ridley, Taron Egerton, Emma Suárez.

Entre os realizadores consta na lista nomes como: Sean Baker (“Tangerine”), Luca Guadagnino (“Call Me by Your Name”), Jean-Pierre Jeunet (“Amélie”), Lee Chang-dong (“Poetry”), Alice Rohrwacher (“Happy as Lazzaro”), Béla Tarr (“The Turin Horse”), entre outros.

Conheça a lista completa dos convidados de 2018.

Fonte: Academia