Arranca amanhã a 23.ª edição do Encontro Nacional de Cineclubes, que irá decorrer no Algarve, nas cidades de Faro e Olhão, nos dias 14, 15 e 16 de dezembro.

O Encontro Nacional de Cineclubes é um espaço onde os cineclubes nacionais podem ter uma colaboração direta com os seus pares nos seus projetos, promovendo e divulgando as atividades e sessões regulares de exibição dos associados a nível nacional.

Para além de ser um evento que traça o estado da arte cineclubista a nível nacional, é um espaço de formação, discussão e exibição da sétima arte. Na sua 23.ª edição, tem como focos temáticos a promoção do cinema de língua portuguesa, a lusofonia e os desafios do cineclubismo no séc. XXI.

As sessões de cinema serão abertas ao público, praticando-se o preço de acesso de 4€ para o público geral e de 3€ para estudantes e associados de cineclubes federados. Apenas a Assembleia Geral de Cineclubes terá acesso condicionado. As inscrições estão abertas no site do ENCC – www.fpcc.pt/encc – ou pelo email fpcc@fpcc.pt

O encontro é organizado pela Federação Portuguesa de Cineclubes (FPCC), uma associação cultural, sem fins lucrativos, que congrega cineclubes portugueses, assim como associações, secções de cinema e outras organizações culturais que a ela queiram aderir.

Foi fundada em 1978, como estrutura representativa dos cineclubes, e é a representante legal dos cineclubes no país e no estrangeiro, contando com trinta e um associados.

Programa
Sexta | 14 dezembro

19h00 – Receção / acolhimento
20h00 – Jantar
22h00 – Tertúlia “A Produção de Cinema no Algarve”, com a presença de André Badalo (Original Features), Bruno Silva, Cláudio Jordão (Koto Studios), Hernâni Maria Cabral (Paradoxon), Vera Casaca (Original Features)

Sábado |15 de dezembro

10h00 – Seminário “Cineclubismo: Direitos de Autor, Distribuição e Exibição”, com Dr. Luís Silveira Botelho, Inspetor-Geral das Atividades Culturais
12h30 – Almoço
15h00 – Seminário “Literacia do Cinema”
17h00 – Exibição de Curtas-Metragens Produzidas no Algarve
19h00 – Jantar
21h30 – Cine-concerto CCF: “O HOMEM DOS OLHOS TORTOS” de Leitão de Barros e Luís Reis Santos, Portugal, 1919, filme mudo inacabado, 63’
Acompanhamento ao vivo: JÚLIO RESENDE e SALVADOR SOBRAL” (integrado no ciclo VideoLucem)

Domingo | 16 de dezembro
10h00 – Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Cineclubes
– Apresentação do Dia dos Cineclubes
12h30 – Almoço
14h30 – Homenagem e Apresentação do Prémio António Loja Neves
– Lançamento de número especial da revista Cinema

Fonte: FPCC