«As Irmãs Macaluso» estreia nas salas de cinema esta semana

“As Irmãs Macaluso” é a terceira longa metragem de Emma Dante, a dramaturga italiana responsável pelo texto, encenação, cenografia e figurinos do espetáculo ‘La Scortecata’, que esteve em cena no Centro Cultural de Belém e no Teatro Carlos Alberto, este mês.

O filme passou pela Festa do Cinema Italiano, que se realizou entre 2 e 26 de Novembro em várias cidades do país e fez parte da nossa lista dos 10 filmes italianos a não perder no Festival.

As Irmãs Macaluso“, filme estreado no 77º Festival de Veneza de 2020, em competição pelo Leão de Ouro, é um drama poderoso que propõe uma meditação sobre a família, a passagem do tempo e as suas condições. Maria, Pinuccia, Lia, Katia, Antonella. São cinco irmãs nascidas e criadas num apartamento no último andar de um prédio nos arredores de Palermo. As Macaluso vivem sem adultos por perto e sobrevivem alugando pombos que criam no telhado do prédio. A história de cinco mulheres, de uma família, das que vão embora, das que ficam e das que resistem. Emma Dante, uma das mais importantes dramaturgas da sua geração, traz para a tela uma das suas obras mais aclamadas. A realizadora pontua o filme com diálogos esparsos, mas cruciais, e investe nos sentimentos e gestos, acabando por construir um filme sensível sobre relações familiares e o tempo.

“As Irmãs Macaluso”, de Emma Dante

Num apartamento em Palermo vivem cinco irmãs – Maria, Pinuccia, Lia, Katia e Antonella – que ganham a vida com um negócio de aluguer de pombas para cerimónias. Num dia como todos os outros, Antonella morre num acidente na praia. O filme ‘As Irmãs Macaluso’ fala-nos da vida destas irmãs, e do quanto esta mudou para sempre depois daquele dia de sol.

 

Para além do galardão Pasinetti Award para Melhor Filme, o elenco de ‘As Irmãs Macaluso’ foi distinguido com o prémio de melhores atrizes. O filme junta as interpretações de Simona Malato (‘Baaria: A Porta do Vento’, ‘Mario soffia sulla cenere’ e ‘La mafia uccide solo d’estate’), Serena Barone (‘Baaria: A Porta do Vento’), Donatella Finocchiaro (‘Angela’, ‘Il regista di matrimoni’ e ‘Galantuomini’) e Laura Giordani.

Skip to content