Avanca 2020: 5 mil euros para apoiar a produção de cinema pós pandemia

A 24.ª edição do Festival de Cinema Avanca vai atribuir, pela primeira vez, um prémio monetário no valor de 5000 euros ao vencedor do Prémio Estreia Mundial para produzir o seu próximo filme. Uma contribuição do “Avanca – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia” para apoiar a produção de cinema no pós-pandemia.

“Numa altura em que em todo o mundo se deixou de filmar, este prémio é uma contribuição efetiva e de esperança para os próximos tempos que vão ser obviamente muito duros”, lê-se no comunicado do festival.

“O AVANCA é atualmente um dos raros festivais portugueses com maior percentagem de filmes mundialmente inéditos, que aqui encontram a sua primeira exibição. Os filmes que têm a sua estreia mundial no AVANCA, independentemente da categoria em que estejam inscritos, concorrem ao Prémio Estreia Mundial. O prémio é uma participação em coprodução no próximo filme do vencedor.”

Já com 24 edições, o Avanca é um dos festivais em Portugal que tem vindo a apostar na formação prática de cinema e na mostra de filmes do melhor que se faz em todo o mundo, aliando “as experiências, as personalidades, os amigos e a paixão de quem faz e cria o ambiente deste festival singular”.

Organizado pelo Cine-Clube de Avanca, a 23.ª edição do Avanca decorre entre 18, 22 a 26 de julho na localidade de mesmo nome do centro do país, “exibindo e premiando obras de longa e curta duração, de ficção, documentário, animação e vídeos de caráter experimental e filmes VR – Realidade Virtual, distinguindo atores e autores”.

Fonte: Avanca