Arranca hoje a 4.ª edição do Beast International Film Festival, pela primeira vez num formato inteiramente online, na plataforma de streaming Filmin Portugal, com mais de 30 filmes, entre curtas e longas-metragens, do melhor cinema do Leste da Europa.
Este ano, a Roménia é o foco do festival através do programa Focus Country. Esta secção inclui documentários aclamados como “Ivana a Terrível”, a segunda longa-metragem da realizadora Ivana Mladenović; “Acasa, My Home”, em que o jornalista de investigação Radu Ciorniciuc, acompanha de perto uma drástica mudança na vida de uma família de onze pessoas; ou o documentário “The Distance Between Me and Me”, que acompanha a artista Nina Cassian durante o seu último ano de vida, utilizando um extenso arquivo que contempla filmes, músicas, poemas, gravações privadas e materiais de vigilância.
Para além do Focus Country, as secções competitivas EastWave, EastDoc e experimentalEAST são outros destaque do festival, que apresentam médias e curtas-metragens de jovens talentos emergentes da Europa Central e de Leste.

Um dos grandes destaques é o documentário da Bielorússia, “Paraíso Invisível”, de Daria Yurkevich, sobre uma família que vive no meio do perigo invisível das consequências de Chernobyl, focando-se no olhar de adolescentes que não testemunharam o Desastre, mas cresceram em perfeita harmonia com um mundo verdadeiramente único e misterioso, cheio de vida e morte, distorcido no tempo.
O programa do BEAST IFF estará disponível na plataforma para todos os subscritores, incluido na subscrição, a preço de uma subscrição mensal de 24 de março até 4 de abril.