"The Grand Budapest Hotel" (2014)_4

Arranca hoje a 64ª edição do Festival de Berlim, que irá decorrer até 16 de fevereiro em Berlim, com a estreia internacional do novo filme de Wes Anderson, “The Grand Budapest Hotel”, um dos filmes mais aguardados do ano. Esta comédia, tem a Europa como cenário, durante a primeira guerra mundial, e conta a história de um lendário porteiro (Ralph Fiennes) de um famoso hotel europeu e a sua amizade com um jovem empregado (Tony Revolori) que se torna seu protegido. No elenco constam nomes de luxo, como Ralph Fiennes, Jude Law, Bill Murray, Jason Schwartzman, Saoirse Ronan, F. Murray Abraham, Jeff Goldblum, Willem Dafoe, Adrien Brody, Owen Wilson, Edward Norton, Harvey Keitel, Léa Seydoux e Mathieu Amalric.

O Berlinale 2014 conta com 20 longas-metragens em competição para o Urso de Ouro de Melhor Filme, e no campo das curtas-metragens, Portugal conta com a presença de duas produções, “As Rosas Brancas”, de Diogo Costa Amarante, e “Taprobana”, de Gabriel Abrantes. Das sessões fora de competição aguarda-se com alguma expectativa os filmes: “The Monuments Men” de George Clooney, “The Two Faces of January” de Viggo Mortensen, “Snowpiercer” de Bong Joon-ho, “Aimer, Boire et Chanter” de Alain Resnais, “Praia do Futuro” de Karim Aïnouz e “Boyhood” de Richard Linklater.

A edição deste ano irá ainda homenagear o cineasta britânico Ken Loach, um dos mais importantes da atualidade, com um Urso de Ouro honorário pela sua carreira.