Arranca hoje a 65.ª edição do Festival de Cinema de Berlim, que irá decorrer até 15 de fevereiro, em Berlim, tendo como sessão de abertura a estreia do drama inglês “Nobody Wants The Night”, o mais recente filme da realizadora catalã Isabel Coixet.
Este é um filme que retrata duas mulheres Josephine Pear (Juliette Binoche) e Allaka (Rinko Kikuchi) que têm de sobreviver num dos locais menos acolhedores do planeta e esperar pelo homem que amam, cada uma à sua maneira.
Ao todo, são 23 filmes na secção competitiva pelo Urso de Ouro, dos quais 21 irão ter a sua estreia mundial no festival, tendo sido confirmadas as presenças de Wim Wenders, Benoît Jacquot, Peter Greenaway, Terrence Malick, Werner Herzog e Jafar Panahi. Na secção Panorama foram selecionados 34 filmes de 29 diferentes países.
O realizador, produtor e argumentista norte-americano Darren Aronofsky irá presidir o júri da competição internacional, que é ainda constituído por Daniel Bruhl, Audrey Tautou, Claudia Llosa, Martha de Laurentis, Matthew Weiner e Bong Joon-Ho.
O cinema português será representado pelas duplas Joaquim Pinto e Nuno Leonel com “Rabo de Peixe” e por João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata com a curta-metragem “Iec Long” na secção Fórum.
Consulte a seleção oficial do Berlinale 2015 aqui.