Berlim 2021: Confirmado o Júri Internacional para a 71.ª edição

berlim-festival-2021

O Festival de Cinema de Berlim anunciou hoje o Júri Internacional para sua 71.ª edição, que este ano se irá realizar em duas fases, uma online e outra presencial. Todos os membros do júri são vencedores do Urso de Ouro de Berlim e de Melhor Filme.

O júri será composto pelo realizador iraniano Mohammad Rasoulof, o realizador israelense Nadav Lapid, a realizadora romena Adina Pintilie, o realizador húngaro Ildikó Enyedi, o realizador italiano Gianfranco Rosi e a realizadora bósnia Jasmila Žbanić. Não haverá presidente do júri este ano. O júri verá os filmes da competição numa sala de cinema em Berlim.

Conforma já anunciado antes, a edição de 2021 será dividida em duas fases: a primeira será online, de 1 a 5 de março, e a segunda será presencial, de 9 a 20 de junho. As plataformas da indústria European Film Market, Berlinale Co-Production Market, Berlinale Talents e World Cinema Fund darão início à 71.ª Berlinale em março com uma oferta online. Em junho, haverá o Summer Special com inúmeras exibições de filmes para o público – em cinemas e ao ar livre. “A divisão permite manter os dois pilares de sustentação: mercado de cinema e festival.”

O Industry Event apresentará em grande parte a seleção de filmes das seções do festival para profissionais da indústria e para a imprensa credenciada. Júris internacionais decidirão sobre os prémios da Competição, Berlinale Shorts, Encontros e Geração, e anunciarão os vencedores durante o Evento da Indústria. A cerimónia de premiação decorrerá com a presença de público, no especial de verão em junho.

“Estou feliz e honrado que seis cineastas que admiro muito tenham aceitado com entusiasmo o nosso convite para participar nesta edição única. Eles expressam não apenas diferentes maneiras de fazer filmes intransigentes e de criar histórias ousadas, mas também representam uma parte da história da Berlinale. Neste momento, é significativo e um grande sinal de esperança que os vencedores do Urso de Ouro estejam em Berlim a assistir a filmes numa sala e a encontrar uma forma de apoiar os seus colegas”, afirma o Diretor Artístico Carlo Chatrian.

Entre os dias 8 e 11 de fevereiro serão anunciados os filmes das várias secções da Berlinale 2021.