A organização do Berlinale anunciou que o filme francês “Les Adieux à la Reine”, de Benoît Jacquot, irá ser o filme de abertura da 62ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim. O certame irá abrir com um drama de época francês sobre os primeiros dias da Revolução Francesa, com Diane Kruger, Léa Seydoux e Virginie Ledoyen.
Entre os filmes já garantidos na competição estão: “Captive” de Brillante Mendoza, “The Flowers of War” de Zhang Yimou, “Extremely Loud And Incredibly Close” de Stephen Daldry, “Dictado” de Antonio Chavarrías e “Postcards From the Zoo” de Edwin. Fora de competição estão confirmados: “Death Row” e “Cave of Forgotten Dreams” de Werner Herzog, “Marley” de Kevin MacDonald, “Keyhole” de “La chispa de la vida” de Álex de la Iglesia.
O Prémio Carreira será atribuído este ano à atriz Meryl Streep, que irá receber o Urso de Ouro Honorário. O Festival irá ainda exibir alguns dos seus filmes mais conhecidos como “Kramer vs. Kramer”, “Sophie’s Choice”, “Out of Africa” e “The Bridges of Madison County”, bem como “The Iron Lady” (“A Dama de Ferro”), o seu mais recente filme onde dá vida à famosa Margaret Thatcher, tornando-se numa das favoritas para levar o Óscar de Melhor Atriz.
O júri da 62ª edição do Berlinale será presidido pelo cineasta britânico Mike Leigh, juntando-se a este, os atores Jake Gyllenhaal, Charlotte Gainsbourg e Barbara Sukowa, os realizadores François Ozon, Anton Corbijn e Asghar Farhadi.
O Festival de Berlim 2012 decorre entre 9 a 19 de fevereiro.