A um dia de começar o maior festival de cinema do mundo, o Cinema 7ª Arte relembra aqui a lista de filmes que estão fora de competição na 64ª edição de Cannes. O filme de Woody Allen, “Midnight in Paris”, vai ser o filme de abertura do Festival de Cannes e da secção em competição. Cannes 2011 irá decorrer entre 11 a 22 de Maio.

 

“Bollywood – The Greatest Love Story Ever Told” deRakeysh Omprakash e Jeff Zimbalist – Índia

Quer se adore, quer se deteste, quer se identifique a algo de antiquado ou de definitivamente moderno, não podemos passar-nos dele. E com ele, sentimo-nos mais vivos que nunca. Diz-se na Índia que é a única cultura capaz de reunir todos os indianos. Desde há várias décadas, é uma febre que abate todas as gerações. É Bollywood! 

“Dias de Gracia”/”Days of Grace” de Everardo Gout – México

Mexico City. 2002, 2006, 2010. Um polícia. Um refém. Uma esposa. A corrupção, a violência, a vingança. Três destinos, durante 30 dias, no decorrer de três taças do mundo de futebol. Três maneiras de lutar pela sobrevivência.

“La Conquete”/”The Conquest” de Xavier Durringer – França

Seis de Maio de 2007, segunda volta da eleição presidencial em França. Enquanto os franceses se aprontam a eleger o novo Presidente, Nicolas Sarkozy, seguro da sua vitória, fecha-se em sua casa, em roupão, triste e abatido. Tentou o dia inteiro chamar a sua esposa Cecília que o evita. Os cinco anos acabados de passar desfilam narrando a irresistível ascensão de Sarkozy, semeada de golpes torcidos, de golpes de voz e de ajustes nos bastidores. A CONQUISTA é a história de um homem que conquista o poder e perde a sua mulher.

“Les Bien-Aimes”/”Beloved” de Christophe Honoré – França

De Paris dos anos sessenta a Londres dos anos 2000, Madeleine, e a seguir sua filha Vera, vão e vêm à roda dos homens que amam. Mas, nem todas as épocas permitem viver o amor com ligeireza. Como resistir ao tempo que passa corroendo os nossos sentimentos mais profundos?

“Midnight in Paris” de Woody Allen – EUA

Um jovem casal de americanos, cujo casamento está previsto realizar-se no próximo Outono, vai passar alguns dias a Paris. A magia da capital francesa não tarda a produzir efeitos, sobretudo no rapaz, apaixonado pela Cidade Iluminada e que aspira mudar a sua vida.

“Pirates of the Caribbean: On Stranger Tides” de Rob Marshall – EUA

Nesta história, cheia de acção, o caminho de Sparrow cruza o da enigmática Angélica. É realmente amor o que existe entre eles, ou essa mulher é apenas uma aventureira sem escrúpulos que tenta utilizá-lo para descobrir a lendária Fonte de Juventude? Quando ela o obriga a subir a bordo do Queen Anne’s Revenge, o barco do terrível pirata Barba Negra, Jack encontra-se embarcado numa aventura cheia de imprevistos em que ignora o que deve temer mais: o impressionante mestre do barco ou Angélica, a quem o mestre está ligado por um passado misterioso.

“The Beaver” de Jodie Foster – EUA

A vida de Walter mudou. Deprimido, vivendo ao ralenti, afasta-se da sua família e dos amigos. A sua mulher acaba por expulsá-lo de casa para proteger os filhos. Profundamente abatido, agarra-se a uma marioneta de castor, encontrada por acaso numa noite. Como um brinquedo, ou por desespero, utiliza essa marioneta para exteriorizar tudo o que não ousa dizer à sua família e aos seus colegas. A marioneta transforma-se numa nova personalidade, num novo Walter, mais positivo e seguro de si. Rapidamente, ele recupera o controlo da sua vida, e acaba por descobrir pouco a pouco que não pode viver sem o seu castor. Conseguirá desembaraçar-se dele?

“Wu Xia” de Peter Ho-Sun  Chan – China

Sob a dinastia Qing, Liu Jin-xi, fabricante de papel, leva uma vida tranquila numa aldeia isolada com a sua mulher Ayu e os seus filhos. Mas, a chegada de um detective vai revolucionar a existência deles.