A 73.ª edição do Festival de Cannes já não se realiza nas datas programadas, de 12 a 23 de maio, por causa da pandemia do coronavírus (Covid-19). A organização está a ponderar a viabilidade de realizar o evento entre meados de junho e julho deste ano.

“Neste momento de crise global de saúde, os nossos pensamentos vão para as vítimas do COVID-19 e expressamos a nossa solidariedade com todos aqueles que estão a combater a doença. Hoje tomámos a seguinte decisão: o Festival de Cannes não pode ser realizado nas datas programadas, de 12 a 23 de maio. Várias opções são consideradas para preservar a sua concretização, sendo a principal um simples adiamento, em Cannes, até ao final de junho início de julho de 2020”, esclarece a organização do festival.

“Assim que o desenvolvimento da situação sanitária francesa e internacional nos permitir avaliar a possibilidade real, divulgaremos a nossa decisão, de acordo com uma consulta contínua ao governo francês e à câmara municipal de Cannes, bem como aos membros do Conselho do festival, aos profissionais da indústria cinematográfica e a todos os parceiros do evento.”

Na semana passada, o presidente do festival, Thierry Frémaux, tinha comentado que o evento não seria cancelado para já: “Mantemo-nos razoavelmente otimistas, na esperança de que se atinja o pico da epidemia no final de março e de que respiremos um pouco melhor em abril”. No entanto, a pressão da indústria cinematográfica em todo o mundo fez com que fosse tomada uma decisão mais cedo.

Não se sabe qual será a seleção oficial para esta edição, sendo que deverá ser revelada um mês antes do festival. A França iniciou no dia 17 de março um bloqueio de 15 dias da sua população (cerca de 66 milhões de habitantes), na tentativa de reduzir a disseminação do coronavírus, que deve durar até meados de abril. Registaram-se mais de 10 mil casos confirmados de Covid-19 e quase 400 mortes mortes em França, até 19 de março.

Acompanha aqui todas as estreias de filmes, festivais e eventos cinematográficos cancelados até ao momento.