Cannes 2023: Após um hiato de 38 anos, Scorsese regressa a Cannes com “Killers of the Flower Moon”

flower moon 1 flower moon 2

O cinema norte-americano fez um regresso impactante ao Festival de Cannes no sábado, 20 de maio, com a estreia de “Killers of the Flower Moon”, realizado por Martin Scorsese. Após um hiato de 38 anos, Scorsese regressa a Cannes com este filme, que retrata assassinatos em série de indígenas.

O elenco conta com seus atores favoritos, Robert De Niro e Leonardo DiCaprio. Além da dupla, também estão presentes Jesse Plemons, Brendan Fraser e a atriz de origem indígena Lily Gladstone. A exibição do filme foi seguida de uma ovação de nove minutos, estabelecendo um recorde no Festival.

Aos 80 anos, Scorsese, retorna à Croisette, mas desta vez fora da competição. Em 1976, ele conquistou a Palma de Ouro com o clássico “Taxi Driver”, em 1986 ganhou o prémio de Melhor realizador por “Nova Iorque Fora de Horas” e, em 1998, foi presidente do júri do festival.

“Killers of the Flower Moon” é uma adaptação do livro best-seller de mesmo nome, escrito por David Grann. A trama se passa na década de 1920, na Oklahoma, e retrata o assassinato em série de membros da tribo indígena Osage, que habitavam uma região rica em petróleo, em uma série de crimes brutais conhecidos como o Reino do Terror.

 

Há algumas semanas, Scorsese apresentou o filme em seu país e expressou o desejo de retratar como alguns americanos eram capazes de justificar a violência, até mesmo contra aqueles que amavam, simplesmente dizendo: “Isso é a civilização. Um grupo entra e outro sai”.

O filme explora uma parte negligenciada de nossa história, afirmou DiCaprio, que originalmente interpretaria o investigador do FBI, mas decidiu interpretar o assassino após passar um tempo com os indígenas Osage, que foram vítimas dessa violência.

 

A produção foi realizada no local real dos eventos. O argumento foi revisado até o último dia de filmagem, seguindo a determinação de Scorsese em fazer justiça aos indígenas. Com uma duração de 3 horas e 30 minutos, “Killers of the Flower Moon” está inserido na tendência de filmes de longa duração desta edição do Festival de Cannes.

 

5317694 3
Reprodução: IMDb

 

* Com informações da Agence france-press

Skip to content