Cannes 2024: Filmes a Estrear em Portugal

Leopardo Filmes, Midas Filmes e Nos Audiovisuais já anunciaram a distribuição de alguns dos filmes que passaram este ano pelo Festival de Cinema de Cannes.
"All We Imagine as Light", de Payal Kapadia "All We Imagine as Light", de Payal Kapadia
"All We Imagine as Light", de Payal Kapadia

77.ª edição do Festival de Cannes terminou no passado dia 25 de maio, com a atribuição da Palma de Ouro ao filme “Anora”, do norte-americano Sean Baker, uma comédia sobre uma jovem trabalhadora sexual de Nova Iorque que se casa com o filho de um oligarca russo, que lhe trará problemas.

Apesar de não se saber, até ao momento, quem irá trazer o vencedor da Palma de Ouro para os cinemas nacionais, as distribuidoras portuguesas já adquiriram alguns dos principais filmes premiados em Cannes, garantindo assim as suas estreias nas salas de cinema.

Sem surpresas, a distribuidora e produtora Uma Pedra no Sapato irá distribuir o filme português “Grand Tour” de Miguel Gomes, vencedor do prémio de Melhor Realização, no entanto, ainda sem data de estreia confirmada.

banner slider 2024 header 2 1

A Leopardo Filmes adquiriu para distribuição em Portugal vários dos filmes que obtiveram os prémios mais importantes do Festival de Cannes, dos quais cinco foram premiados.

Da selecção oficial em competição a Leopardo garante a distribuição de “All we Imagine as Light”, da realizadora indiana Payal Kapadia (vencedor do Grande Prémio) e o iraniano “The Seed of the Sacred Fig”, de Mohammad Rasoulof (Prémio Especial do Júri).

Da secção Un Certain Regard serão distribuídos, ainda sem data: “Black Dog”, do chinês Guan Hu (Prémio Un Certain Regard) e o francês “L’Histoire de Souleymane”, de Boris Lojkine (Prémio do Júri e Melhor Ator).

A Leopardo anunciou ainda a estreia de “The Other Way Around”, de Jonás Trueba (Melhor Filme Europeu da Quinzena de Cineastas) e os filmes: “The Shrouds”, de David Cronenberg (Selecção Oficial em Competição), “La Prisonnière de Bordeaux”, de Patricia Mazuy (Quinzaine des Cinéastes), e ainda, da Selecção Oficial (Fora de Competição, Cannes Première e Special Screenings): “Rendez-vous avec Pol Pot”, de Rithy Panh, “C’Est pas moi”, de Leos Carax, “Spectateurs”, de André Desplechin e o documentário “Apprendre”, de Claire Simon.

"Horizon: An American Saga", escrito, realizado e protagonizado por Kevin Costner
“Horizon: An American Saga”, escrito, realizado e protagonizado por Kevin Costner

A Nos Audiovisuais tem inicialmente prevista a estreia de dois filmes para o dia 4 de julho nas salas de cinema nacionais: “Histórias de Bondade”, de Yorgos Lanthimos (vencedor do prémio de Melhor Ator a Jesse Plemons); e “Horizon: Uma Saga Americana – Capítulo 1” de Kevin Costner (exibido fora de competição). O segundo capítulo do western realizado e protagonizado por Kevin Costner estreia a 22 de agosto nos cinemas.

O novo filme do grego Lanthimos conta novamente com Emma Stone e Willem Dafoe no elenco, a que se junta Jesse Plemons, entre outros. O filme é uma fábula tríptica que acompanha um homem sem escolha que tenta assumir o controlo da sua própria vida.

A Midas Filmes anunciou na sua página de Facebook que irá estrear em Portugal a comédia “Marcello Mio”, do francês Christophe Honoré, que esteve em competição pela Palma de Ouro. Com Chiara Mastroianni, Catherine Deneuve, Nicole Garcia, Fabrice Luchini, Benjamin Biolay e Melvil Poupaud, entre outros, no elenco, o filme conta a história de Chiara, atriz e filha de Marcello Mastroianni e Catherine Deneuve. “Num verão, ela decide viver como o seu pai. Ela veste-se, fala e respira como ele com tanta convicção que outros passam a chamá-la de ‘Marcello’.”

Aguardaremos que nos próximos dias mais filmes premiados e estreados em Cannes venham a ser adquiridos pelas distribuidoras portuguesas.

Skip to content