Cannes 2023: Com “May December”, Todd Haynes busca sua quarta tentativa de conquistar a Palma de Ouro

May December Red Carpet Cannes getty 1491797117 H 2023 1 May December Red Carpet Cannes getty 1491797117 H 2023 2

Natalie Portman e Julianne Moore estrelam o mais recente filme do realizador Todd Haynes, intitulado “May December”, que busca conquistar a Palma de Ouro. O drama estreou no Festival de Cannes no sábado (20).

O enredo gira em torno de uma estrela de cinema mais velha, interpretada por Moore, que há duas décadas foi alvo dos tabloides de fofoca devido ao seu relacionamento com um homem mais jovem, interpretado por Charles Melton, conhecido por sua participação em “Riverdale”. A vida dela começa a desmoronar quando Natalie Portman, também uma atriz de Hollywood, se prepara para interpretar o papel da personagem de Moore.

Haynes expressou sua satisfação com o argumento, afirmando que é raro encontrar personagens femininas tão atraentes e com idades tão distintas no centro da história. Vale lembrar que, tanto Moore quanto Portman são vencedoras dos Óscares de Melhor Atriz, pelos filmes “O Meu Nome É Alice” (2015) e “Cisne Negro” (2011), respectivamente. “May December” marca a quinta colaboração entre Moore e Haynes e foi filmado em apenas 23 dias.

banner slider 2024 header 3 3

 

Em sua crítica para a Variety, Peter Debruge afirmou que: “Haynes e o roteirista Samy Burch apresentam a história em camadas, permitindo que o público tenha suas primeiras impressões sobre Gracie antes de descobrir seu crime. O tom do filme é essencial, e Haynes faz questão de evitar o sensacionalismo que caracterizou obras como “To Die For” ou “Cry-Baby””‘.

Por sua vez, Peter Hammond, do Deadline, ressaltou que “Todd Haynes tem um talento especial para dirigir atrizes. Poderia até ser considerado o George Cukor desta nova era. Seja em ‘Carol’, com Cate Blanchett e Rooney Mara, em sua minissérie da HBO ‘Mildred Pierce’, com Kate Winslet, ou em sua homenagem ao diretor de tantos filmes femininos dos anos 50, Douglas Sirk, em ‘Longe do Paraíso’, com Julianne Moore, ele parece estar em seu elemento com as mulheres. Isso nunca foi tão evidente quanto em seu último trabalho, ‘May December’, um delicioso showcase para Natalie Portman e Moore (o quarto filme delas com Haynes), que teve sua estreia mundial no sábado, competindo no Festival de Cannes”.

Por fim, Xan Brooks, do The Guardian,  destacou: “O filme de Haynes – que concorre à Palma de Ouro em Cannes – se apresenta como um tenso estudo de personagens, explorando a fusão de identidades e a mudança de dinâmica de poder, à semelhança de ‘O Servo’, de Joseph Losey, ou ‘Persona’, de Ingmar Bergman. No entanto, ‘May December’ também é tingido pela sombra do sensacionalismo da cultura dos tabloides. Pode ser uma paródia de um thriller psicológico ou uma novela diurna divertida e mal direcionada”.

Skip to content