A Casa do Cinema de Coimbra vai comemorar o Dia do Cinematógrafo, no dia 28 de dezembro, às 21h30, com ante-estreia de “Morada”, de Eva Ângelo, um documentário sobre a história do cinema da cidade do Porto, as suas salas e os seus espectadores.
O filme de Eva Ângelo, uma produção da Terratreme Filmes, acompanha “espectadoras de cinema, de si próprias e de uma cidade cujo retrato se faz da memória e do presente. Porto de uma “história do cinema”, de um lugar, de um país mas também de um mundo em mudança.”
A celebração do Dia do Cinematógrafo é assinalada no dia 28 de dezembro por ter sido nessa mesma data, em 1895, que os irmãos Lumiére realizaram a apresentação do seu invento “o cinematógrafo”, promovendo assim a primeira primeira exibição pública de cinema. Nessa sessão 33 privilegiados assistiram à projecção do filme “Chegada de um comboio” (“L’Arrivée d’un Train à La Ciotat”), filmado pelos próprios Louis e Auguste Lumière. Historicamente associa-se o 28 de dezembro de 1895 ao dia em que “nasceu” o cinema.
Esta comemoração é realizada em parceria com o Cineclube de Faro, no Salão Nobre do Club Farense, que no mesmo dia dinamiza um espectáculo de lanternas mágicas de Abi Feijó.