Ciclo “O Cinema Segundo PASOLINI” celebra a vida e obra com cópias restauradas

Para celebrar a vida e a obra de Pier Paolo Pasolini, nascido a 5 de março de 1922, a Risi Film apresenta o ciclo “O Cinema segundo Pier Paolo Pasolini” com as primeiras 6 obras restauradas por ocasião do centenário de um dos maiores intelectuais do séc. XX.

Tratam-se de 5 longas-metragens de ficção e 1 documentário em novas cópias restauradas. O ciclo inicia-se com o primeiro filme do realizador,“Accattone” (1961) seguindo de algumas das mais emblemáticas e controversas obras cinematográficas de Pasolini como Mamma Roma (1962), Il Vangelo secondo Matteo (O Evangelho Segundo S. Mateus) (1964), Comizi d’Amore (Comícios de Amor) (1965), Uccellacci e Uccellini (Passarinhos e Passarões) (1966) e Edipo Re (Édipo Rei) (1967).
  

Um ciclo composto por seis filmes essenciais do cineasta que estarão disponíveis a partir do dia 7 Abril de 2022 no Cinema Ideal (Lisboa), UCI Cinemas El Corte Inglés (Lisboa), O Cinema da Villa (Cascais) e no Cinema Trindade (Porto) e UCI Cinemas Arrábida Shopping (Porto) seguindo para outras salas do país. As sessões serão acompanhadas com conversas e debates, com convidados a definir, sobre o cineasta, as suas obras e como estas influenciaram o pensamento da sociedade actual.  

Datas de exibição no Cinema Ideal (Lisboa), UCI Cinemas El Corte Inglés (Lisboa), UCI Cinemas Arrábida Shopping (Porto), O Cinema da Villa (Cascais) e Cinema Trindade (Porto):

07 de Abril
ACCATTONE (1961)

Accatone (1961) © risifilm

Vittorio (Franco Citti), conhecido como Accattone (calão para “pequeno meliante”), habita os subúrbios de Roma e leva uma vida marcada pelo ócio, como chulo, enquanto explora a namorada Maddalena (Silvana Corsini) e passa o tempo com os seus companheiros. Mas quando Maddalena é maltratada por elementos de um bando rival, por ter denunciado um dos seus, acaba na prisão e Accattone fica sem meio de subsistência.

14 de Abril
O EVANGELHO SEGUNDO SÃO MATEUS (1964)

O Evangelho Segundo São Mateus (1964)

Nesta obra maior, o realizador italiano Pier Paolo Pasolini apresenta-nos um Cristo completamente distinto do estilo ‘épico’ com que o cinema o vinha caracterizando; um Cristo solar que se faz acompanhar da música de Bach, enquanto a Virgem é interpretada pela mãe do próprio autor.

21 de Abril
MAMMA ROMA (1962)

Mamma Roma (1962)

Segundo filme de Pasolini, com argumento original da sua autoria e uma das primeiras obras do cineasta a retratar os marginais da sociedade italiana. A partir da história melodramática de uma prostituta de Roma que tenta dar uma vida digna ao seu filho, Pasolini constrói um filme com uma extraordinária dimensão poética e social, coroado por uma das mais exímias performances de Anna Magnani.

28 de Abril
PASSARINHOS E PASSARÕES (1966)

Passarinhos e Passarões (1966)

Um conto alegórico estreado em Cannes e no qual brilha o lendário Totò com um desempenho memorável. Enquanto se deslocam pela estrada fora e através do tempo, com uma incursão à época de S. Francisco de Assis, Totò e o seu filho (Ninetto Davoli) encontram um corvo falante (e intelectual de esquerda) que os acompanha na digressão.

5 de Maio
REI ÉDIPO (1967)

Rei Édipo (1967)

Pasolini adapta Sófocles transformando “Edipo Re” numa “autobiografia”:« “Conto a história do meu próprio complexo de Édipo. Conto a minha vida mistificada, tornada épica pela lenda de Édipo.”

12 de Maio
COMÍCIOS DE AMOR (1965)

Comícios de Amor (1965)

Profundamente interessado pelo tempo em que vivia, Pasolini deu com “Comizi d’amore” um exemplo notável do que se chamava na época “cinema-verdade”. Objecto documental inusitado de um criador eternamente apostado em desafiar os limites e convenções do medium cinematográfico.

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