7   +   7   =  

Na próxima sexta-feira, dia 28 de dezembro, o Cineclube de Faro vai comemorar os 123 anos do nascimento do cinema com o evento O Dia do Cinematógrafo“. A iniciativa conta com a exibição de três filmes: “O Homem da Manivela” (1928), de Buster Keaton, às 11h30, “Serenata à Chuva” (1952), de Gene Kelly e Stanley Donen, às 14h30, e “O Espectador Espantado” (2016), de Edgar Pêra, às 21h30.

“Na noite de 28 de dezembro de 1895, 33 pessoas assistiam à primeira sessão paga de cinema, pela mão dos irmãos Lumière. O serão mágico no Grand Café, em Paris, marca o nascimento da exibição comercial e, uma vez mais, é celebrado pelo Cineclube de Faro, de manhã à noite.” 

Nessa dia de première, foram exibidos vários filmes com duração aproximada de dois minutos e entre eles foram exibidos “A Chegada do Comboio à Estação Ciotat” e “A Saída dos Trabalhadores da Fábrica Lumière”, ambos realizados pelos Lumière, os pioneiros do cinematógrafo.

Para além de três sessões dirigidas a todas as idades, no auditório do IPDJ, o cineclube convidou 33 espectadores a sentarem-se à mesa para jantar. A soirée termina com uma tertúlia regada a chocolate quente e vinho.