Na sequência das orientações do Ministério da Cultura, do Ministério da Modernização do Estado, da Administração Pública e da Direcção Geral de Saúde e como medida de prevenção da disseminação do novo coronavírus (Covid-19), a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e os cineclubes estão a suspender toda a sua programação, atividades e todos os seus serviços públicos.

Comunicado do ICA: “(…)o Instituto do Cinema e do Audiovisual irá adotar, a partir de segunda-feira, 16 de março, a modalidade de teletrabalho. Neste período, o Instituto mantém-se, no entanto, em funcionamento, com recurso ao referido trabalho remoto. Até notificação em contrário, mantêm-se as datas previstas de fecho dos concursos de apoio financeiro, sendo devidamente comunicadas quaisquer alterações que venham a ocorrer.”

Comunicado da Cinemateca: “(…) a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema comunica que todos os seus serviços públicos estarão suspensos entre o dia de hoje e o próximo dia 6 de abril de 2020. Esta suspensão abrange as duas salas de cinema da sede, a biblioteca, as sessões e oficinas da Cinemateca Júnior e os visionamentos no departamento ANIM. Dada a imprevisibilidade da evolução desta pandemia, pode acontecer que o período de suspensão venha a sofrer alterações, de acordo com indicações das entidades competentes. Por favor consulte o sítio web da Cinemateca para informações mais atualizadas a esse respeito. Caso tenha adquirido bilhetes para sessões marcadas para dias abrangidos pela suspensão, poderá solicitar a devolução do valor desses bilhetes, devendo para isso contactar o Gabinete de Relações Públicas (endereço de email divulgacao@cinemateca.pt). Logo que possível, daremos notícias sobre o reagendamento de ciclos ou sessões que estavam programadas para este período, assim como sobre a programação prevista aquando da reabertura e durante o resto do ano. A Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema lamenta profundamente esta situação, certa de que o esforço coletivo permitirá ultrapassar o grande desafio agora criado e manifestando a nossa esperança de um retorno à normalidade com a brevidade possível.”

Vários Cineclubes, de norte a sul do país, já comunicaram o cancelamento de todas as suas sessões para o mês de março e, em alguns casos, por tempo indeterminado. Confirmaram o cancelamento das suas atividades e programação os seguintes cineclubes: o FEST – Cineclube de Espinho, o Cine Clube de Viseu (no IPDJ), o Cineclube do Porto (na Casa das Artes), o Cineclube de Guimarães (no Centro Cultural Vila Flor), o Cineclube de Joane (na Casa das Artes de Famalicão), o Cineclube de Faro, o Ao Norte – Cineclube de Viana do Castelo, o Cineclube Octopus, (no Cine-Teatro Garrett, da Póvoa do Varzim), o Cineclube de Amarante, o Cineclube de Santarém (no Teatro Sá da Bandeira), o Cineclube de Torres Novas, o Cineclube de Vila do Conde (no Teatro Municipal de Vila do Conde), o Cineclube do Barreiro, o Cineclube ZOOM (no Theatro Gil Vicente, em Barcelos), o Fila K Cineclube (em Coimbra).

Acompanha aqui todas as estreias de filmes, festivais e eventos cinematográficos cancelados até ao momento.